Município é apontado como o maior de Goiás, superando em área Nova York e Paris
Apesar do tamanho expressivo, cidade tem pouco mais de 40 mil habitantes, o que resulta em uma das menores densidades populacionais do estado


Localizado na região Norte do estado, Niquelândia é oficialmente o maior município de Goiás em extensão territorial.
São 9.843 quilômetros quadrados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que colocam a cidade no topo do ranking estadual — à frente de Mineiros (9.038 km²) e Caiapônia (8.635 km²), que aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Para efeito de comparação internacional, Niquelândia é mais de 12 vezes maior que Nova York, cuja área é de 783 km², e mais de 90 vezes maior que Paris, que possui apenas 105 km².
Dentro do próprio Brasil, o município goiano tem território quase duas vezes maior que o Distrito Federal, e representa cerca de 45% da área total do estado de Sergipe, o menor da federação.
Apesar do tamanho expressivo, a cidade tem pouco mais de 40 mil habitantes, o que resulta em uma das menores densidades populacionais de Goiás.
O contraste entre vastidão territorial e baixa concentração urbana faz de Niquelândia um município de destaque geográfico, mas com desafios estruturais visíveis.
Além da posição no ranking, Niquelândia também tem importância econômica. O próprio nome da cidade remete ao níquel, mineral que começou a ser explorado no local ainda no século XX.
O município abriga uma das maiores reservas de níquel do país, o que já atraiu grandes mineradoras e investimentos do setor.
A atividade mineral, ao lado da agropecuária, é uma das principais bases da economia local.
Com vasta área preservada, a cidade também abriga parte da represa de Serra da Mesa, uma das maiores do Brasil em volume de água, com grande potencial turístico ainda subaproveitado.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Niquelândia)
A paisagem de Cerrado, lagos e serras é um atrativo natural que contrasta com a pouca infraestrutura disponível para receber visitantes.
No cenário estadual, o município se destaca por seu tamanho, mas ainda busca espaço proporcional em termos de protagonismo político e investimentos públicos.
A dificuldade de integrar comunidades espalhadas por um território tão vasto é um desafio que se soma a questões históricas de acesso a saúde, educação e saneamento em áreas rurais.
Ranking dos maiores municípios de Goiás por área:
1. Niquelândia – 9.843 km²
2. Mineiros – 9.038 km²
3. Caiapônia – 8.635 km²
4. Formosa – 5.809 km²
5. Porangatu – 5.592 km²
6. Nova Crixás – 5.573 km²
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!