Alunos de colégio estadual em Anápolis criam smartwatch inovador para ajudar colegas neurodivergentes

Jovens receberam troféu, medalhas e credenciais para participação em feira internacional

Davi Galvão Davi Galvão -
Projeto nasceu no curso técnico em marketing do programa Profissionaliza Goiás. (Foto: Divulgação)
Projeto nasceu no curso técnico em marketing do programa Profissionaliza Goiás. (Foto: Divulgação)

Estudantes do Cepi Dr. Mauá Cavalcante Sávio, em Anápolis, se destacaram nacionalmente ao desenvolver o Sentipulso, um smartwatch voltado para auxiliar estudantes neurodivergentes no controle emocional dentro do ambiente escolar.

O projeto, criado por Ana Gabrielly Pereira, Pedro Augusto Yoshihara e Anna Beatriz Souza, nasceu no curso técnico em marketing do programa Profissionaliza Goiás, uma parceria entre a Seduc Goiás e o Senac Anápolis, sob a supervisão dos professores Kesia Cruz e Túlio Vadeley Silva.

A inovação garantiu ao grupo o 1º lugar na categoria Referência, área de Engenharias, na 9ª Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura (Moscitec), realizada em Porto Alegre (RS).

Como reconhecimento, os jovens receberam troféu, medalhas e credenciais para participação em uma feira internacional, além de integrarem a lista dos nove projetos finalistas do Desafio Learning Sectors.

O Sentipulso se destaca pela tecnologia acessível e pela sustentabilidade. O dispositivo identifica estados emocionais e, por meio de alertas visuais e vibração, auxilia os estudantes na autorregulação.

Smartwatch foi desenvolvido pensando em alunos neurodivergentes. (Foto: Redes Sociais)

Smartwatch foi desenvolvido pensando em alunos neurodivergentes. (Foto: Redes Sociais)

Para a construção do protótipo do smartwatch, foram utilizados materiais reaproveitados, como sucata eletrônica e placas solares de calculadoras antigas, além de componentes de baixo custo.

De acordo com a professora Kesia Cruz, a experiência reforçou a importância do protagonismo estudantil. “Os alunos aprendem resolvendo problemas reais, conectando teoria e prática. No Sentipulso, eles planejaram, testaram, ouviram o público-alvo e aprimoraram a solução. O protagonismo é deles”, destacou.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade