Número de veículos em Goiânia mais que dobrou em duas décadas, aponta IBGE
Cenário gera sobrecarga no trânsito e cidade precisou desenvolver alternativas para lidar com situação atual

Goiânia completa 92 anos nesta sexta-feira (24) e segue crescendo em várias áreas. Dentre elas está o número de veículos que circula diariamente pela capital que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais que dobrou em quase duas décadas.
Conforme os dados mais recentes da instituição, o município possuía 621.752 veículos em 2006. Número este que equivalia a cerca de metade da população total da época, calculada em 1,2 milhão de habitantes.
Porém, o aumento foi exponencial, com esse número mais que dobrando e chegando à 1.372 milhão de carros em 2024. Em contrapartida a população aumentou apenas em 294 mil indivíduos, chegando à 1.494 milhão.
Deste modo, percebe-se que o número de carros na capital de Goiás quase empata com o número de pessoas vivendo na mesma cidade.
Complicações
Vale destacar que Goiânia já é a capital que menos utiliza o transporte público, segundo dados da pesquisa Viver Cidades – Mobilidade, além de ser a única do país onde carros particulares são mais usados do que os ônibus. Assim, ainda segue a passos acelerados aumentando sua frota dia após dia.
Esse cenário acaba gerando uma sobrecarga no trânsito. Uma das formas de amenizar esse impacto é a tentativa de consolidar Goiânia como uma cidade policêntrica.
Profissionais do segmento imobiliário apontam que essas alterações já estão ocorrendo, e já podem ser notadas nos bairros Eldorado, Setor Jaó, Garavelo, Goiânia 2 e Parque Lozandes.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!