Conheça a cidade goiana que nasceu pelo medo da guerra e hoje leva o nome de um feriado irlandês

Durante 10 anos, família fundadora foi a única a habitar o povoado, enfrentando longas distâncias para trocar mantimentos

Natália Sezil Natália Sezil -
Vista aérea da cidade de São Patrício. (Foto: Prefeitura Municipal de São Patrício)
Vista aérea da cidade de São Patrício. (Foto: Prefeitura Municipal de São Patrício)

Mesmo no interior goiano, existe uma cidade que carrega, na própria nomenclatura, uma homenagem a um santo irlandês. O “tributo” não foi proposital: na verdade, o nome faz referência ao vale da região.

São Patrício fica localizada no Centro goiano e abriga cerca de 2.200 habitantes. Começou a se desenvolver com maior intensidade a partir de 1997, mas a história começou na época da Segunda Guerra Mundial.

Conta a Administração Municipal que, entre os anos de 1930 e 1945, uma família da cidade de Minas Gerais sentiu medo do conflito e fugiu para o território goiano.

Eles saíram sem destino: vieram de cargueiros (cavalos com cargas), abrindo caminho pelas matas. Avistaram uma clareira, uma moita de bambu e umas bananeiras, que logo se tornaram o marco inicial para os primeiros assentamentos.

Cidade de São Patrício fica no Centro Goiano.

Cidade de São Patrício fica no Centro Goiano. (Foto: Prefeitura Municipal de São Patrício)

O cenário pacato, até bucólico, durou cerca de 10 anos. Apenas depois disso chegaram outras famílias. Com a morte do fundador, veio a construção de uma igreja em homenagem ao Divino Pai Eterno.

O povoado foi chamado Vila de São Patrício – mesmo santo que é considerado apóstolo da Irlanda, que hoje dá nome ao feriado nacional irlandês de São Patrício (St. Patrick’s Day, em inglês).

A emancipação para cidade aconteceu em 15 de agosto de 1996. Com isso, as ruas passaram a ser asfaltadas e calçadas – e, hoje, levam registrados os nomes dos fundadores.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Natália Sezil

Natália Sezil

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás, é estagiária do Portal 6 e atua na cobertura do cotidiano. Apaixonada por boas histórias, gosta de ouvir as pessoas, entender contextos e transformar relatos em narrativas que informam e conectam o público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade

+ Notícias