MP investiga distribuidoras por usar tubulação para transporte clandestino de combustíveis em Senador Canedo
Prática pode caracterizar ilicitude tributária, obtenção de vantagem econômica ilícita, além de representar risco ambiental e urbano relevante

O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou na manhã desta segunda-feira (15) uma operação para coibir irregularidades relacionadas ao transporte e à movimentação de combustíveis.
Os alvos das intervenções foram grandes distribuidoras instaladas em Senador Canedo, que teriam construído uma rede de tubulação clandestina para despistar as autoridades.
A distribuidora Phoenix e a Dinâmica Terminais de Combustíveis (DTC), ambas localizadas na Rua Tropical do Distrito Agroindustrial do município, seriam as empresas beneficiadas pela ligação ilegal.
De acordo com as investigações, denúncias e imagens reunidas pela fiscalização indicam que o Condomínio Centro-Oeste, autorizado a receber combustíveis diretamente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, para posterior distribuição por caminhões, teria sido conectado à empresa DTC por meio de um ramal clandestino.
A obra, segundo os indícios, teria sido executada por outra empresa pertencente ao mesmo grupo econômico.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontou que a prática pode caracterizar fraude tributária, obtenção de vantagem econômica ilícita, além de representar risco ambiental e urbano relevante.
Também foi identificado que a construção e a operação dos dutos ocorreram com base em uma licença municipal considerada precária, cuja validade é contestada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que questiona a competência do município para esse tipo de licenciamento.
A operação foi conduzida pela titular da 2ª Promotoria de Justiça de Senador Canedo, Marta Moriya Loyola, e resulta de reuniões preparatórias que alinharam a atuação conjunta de diversos órgãos.
A reportagem tentou contato com as empresas citadas, mas não houve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.
FRAUDE ⛽ MP investiga distribuidoras por usar tubulação para transporte clandestino de combustíveis em Senador Canedo
Leia: pic.twitter.com/bucZV94pUt
— Portal 6 (@portal6noticias) December 15, 2025
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!





