Confira o ranking das regiões com mais “ladrões de energia” em Goiás, segundo a Equatorial
Levantamento inédito, referente a 2025, também diz que a quantidade furtada daria para iluminar toda a capital do estado por 6 dias

A Equatorial Goiás divulgou um levantamento inédito que aponta as regiões com maior número de registros de furto de energia elétrica em 2025.
Segundo a distribuidora, as perdas somaram 22,47 gigawatt-hora (GWh) ao longo do ano, volume suficiente para iluminar Goiânia por seis dias.
O ranking é liderado pela capital, com 5.118 casos, seguida pela Região Metropolitana, com 5.105 ocorrências e as demais regionais, como Luziânia (4.341), Uruaçu (2.360) e Morrinhos (2.346), além de municípios como Montes Belos, Anápolis, Rio Verde e Iporá.
De acordo com a Equatorial Goiás, a energia desviada também seria capaz de abastecer Anápolis por 23 dias e Aparecida de Goiânia por 19 dias, considerando um consumo médio mensal de 180 kWh por unidade residencial.
Para identificar essas irregularidades, a concessionária realizou mais de 370 operações de combate ao furto de energia em parceria com forças de segurança, o que resultou em 188 prisões em flagrante.
As ações integram uma estratégia contínua para reduzir ligações clandestinas e fraudes no sistema elétrico em todo o estado.
O gerente corporativo de segurança empresarial da Equatorial Goiás, Johnathan Costa, destaca que o problema vai além do prejuízo financeiro. “Muitas pessoas ainda não têm consciência dos riscos graves das ligações clandestinas. Além de ilegais, elas representam uma ameaça real à segurança da população, podendo causar curtos-circuitos, incêndios e acidentes, além de sobrecarregar a rede elétrica e comprometer a qualidade do fornecimento”, afirmou.
Segundo ele, o trabalho da empresa busca coibir a prática e preservar a segurança da infraestrutura elétrica em Goiás.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias em Goiás!





