Nutriente encontrado em peixes mostra potencial para reduzir significativamente a agressividade de humanos, aponta estudo
Análise com quase 4 mil pessoas indica queda de até 28% em comportamentos agressivos após consumo da substância

Peixes são fonte de diversos nutrientes necessários para o ser humano. Recentemente, uma pesquisa iniciada em 2024 por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, destacou um potencial antes desconhecido de um nutriente dos peixes: o de diminuir a agressividade.
O composto em questão é o ômega 3, antes muito conhecido pelos seus benefícios cardiovasculares e agora também por ajudar a reduzir significativamente a agressividade humana.
Conforme a pesquisa americana, o nutriente, comum em peixes de água fria, foi associado a uma redução de até 28% em comportamentos agressivos.
- Garfos de plástico na terra: para que servem e por que jardineiros recomendam
- O trem que só parava para uma pessoa: a estação que o Japão manteve aberta por uma única passageira até ela concluir sua missão
- O país mais limpo do planeta não tem lixeiras nas ruas, obriga pessoas a levar o lixo para casa, evita comer andando e aplica multas a quem descumpre as regras
Para realizar os testes, a equipe de pesquisa reuniu a bagagem experimental de 29 ensaios clínicos, somada a dados de mais de 3,9 mil participantes.
A conclusão foi: o ômega 3 pode influenciar o comportamento e a maneira como as pessoas se comportam em conflitos.
Os testes foram realizados entre 1996 e 2024, com variação de público, de crianças e adolescentes a idosos.
O efeito apareceu tanto na agressividade “proativa” (quando há intenção) quanto na “reativa” (realizada por impulso).
Apesar de os dados chamarem atenção, os cientistas ainda não conseguiram cravar exatamente qual é a causa dessa relação, e a pesquisa continua em desenvolvimento.
Para quem se interessa em aumentar a ingestão de ômega 3, é importante lembrar que nem todo peixe é uma grande fonte do nutriente. Ele aparece mais frequentemente em espécies de água gelada, como sardinha, salmão e atum.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!







