Policiais da DEAI resgatam idoso espancado com pedaço de pau em Anápolis
Equipe precisou realizar uma grande operação para atender tantas denúncias, que aumentaram muito por causa da pandemia
A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) encerrou nesta quinta-feira (20) uma operação deflagrada há uma semana em Anápolis para atender várias denúncias de crimes contra idosos.
Titular da unidade, o delegado Manoel Vanderic contou ao Portal 6 que a ação foi necessária devido ao número de denúncias ter aumentado consideravelmente desde o início da pandemia do novo coronavírus.
“Ao todo, foram visitadas 95 supostas vítimas, incluindo nos distritos e na zona rural do município. Oito idosos foram encaminhados para hospitais e asilos. 35 casos serão aprofundados em inquéritos policiais. Quatro agressores, usuários de drogas, foram internados em clínicas de recuperação a pedido dos idosos”, detalhou.
Segundo o delegado, o caso mais grave foi registrado na terça-feira (18), quando um filho teve de ser preso após espancar o pai com um pedaço de pau.
A vítima ficou com suspeita de traumatismo craniano e precisará de exames, incluindo tomografia, para que a equipe médica veja se algum dano cerebral foi causado. Já o filho vai responder por lesão corporal, injúria, ameaça e invasão de domicílio.
A orientação de Vanderic é que, para evitar risco aos idosos de serem contaminados pelo novo coronavírus, as denúncias de natureza criminal devem ser feitas pelos telefones 197 ou (62) 3328-2736.
Em tempo
Uma situação preocupante vista pelos policiais da DEAI é que grande parte da denúncias recebidas não são de crimes e sim de vulnerabilidade social.
“Pegamos muito idoso viúvo, sem filhos, vivendo na extrema pobreza, sem condições de saúde e higiene. É um caso sério porque não podemos transferir para um abrigo sem consentimento, mas muitos não aceitam ajuda, porque se acostumaram a viver nessa situação”, explicou o delegado.