Saiba onde vai chover forte em Goiás e fazer calorão de quase 40º C
Duas cidades do estado têm previsão de tempo mais ameno com máximas inferiores a 30º C
A amplitude térmica será o ponto comum deste fim de semana em praticamente todo o estado. As altas temperaturas, que vão bater a casa dos 35º C devem ser arrefecidas com pancadas de chuvas, com maior ou menor intensidade a depender da região – e quando as mínimas chegam a 18º C na madrugada.
Essa é a radiografia prevista pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Lembrando que as precipitações devem ocorrer mais para o fim do dia, com a combinação clássica de calor e umidade.
Segundo o instituto, no sábado (22), Porangatu, situada na região Norte do estado, reina sozinha quando o termômetro atingir os 35º C.
Na sequência, vem uma carreata de cidades com temperaturas próximas – Aruanã, com 34º C e, vindo atrás, a capital Goiânia, além de Ceres, Flores de Goiás, Catalão, Ipameri, Pires de Goiás e Santa Helena de Goiás – girando entre 32º C e 33º C. As mínimas nestas cidades, não ultrapassam os 21º C.
Abaixo da casa dos 30º C são para poucos. Entre elas, Anápolis 29º C e Cristalina 28º C – sendo a mais fresca.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta que, além de uma temperatura mais baixa na região de Anápolis e Abadiânia, estão previstos também ventos fortes, que podem atingir até 60km e chuvas com até 50 mm. Por isso, a Defesa Civil chegou a emitir sinal de alerta para que as pessoas evitem locais de risco.
Para o domingo (23), a sequência lógica do panorama não se altera. Vale ressaltar que, em todas as regiões do estado, a previsão é de que ocorra pancadas de chuvas isoladas. Nesse aspecto, o Sudoeste de Goiás é mais privilegiado, onde estão as cidades de Rio Verde e Jataí, por exemplo, e que podem cair 20 mm.
Raios, trovões e rajadas de ventos não estão descartados. A boa notícia mesmo fica para a Alto Paraíso, onde a possibilidade de chuva fica em torno de 5 mm, muito menor do que os 45 mm que estavam caindo para aquelas bandas no início do mês e causou muito estrago na região.