Anápolis fica longe da meta de imunização contra a influenza

Desinformação faz com que campanha não engrene, segundo diretora de Vigilância Epidemiológica

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Anápolis fica longe da meta de imunização contra a influenza
Nova fase da campanha de vacinação se inicia nesta segunda-feira (06). (Foto: Divulgação/Semusa)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Anápolis teve adesão bem abaixo do esperado entre o público considerado prioritário.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), a meta era vacinar 129.888 pessoas. No entanto, apenas 58.264 receberam o imunizante, o equivalente a 44,9%.

Dos grupos prioritários, apenas os idosos e os profissionais da saúde conseguiram alcançar ao menos 50% de vacinas aplicadas. Por outro lado, a faixa de proteção entre puérperas e professores não atingiu sequer 30%.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da pasta, Mirlene Garcia,  a baixa adesão dos anapolinos já reflete o que foi visto em outras cidades goianas e do resto do país.

Mirlene aponta fatores como o afastamento com as unidades de saúde e as notícias falsas contribuíram para que a população não procurasse os imunizantes.

“Um período de ausência desse vínculo com a unidade de saúde por um tempo, que foi fruto do processo da pandemia, esse afastamento. Outro ponto, a quantidade de informações que foram relacionadas a vacina nesses últimos anos, nesse um ano e meio. Informações ruins, fake news mesmo, que denigrem todo o processo de vacinação, todo um cuidado que se existe em relação a isso”, explicou.

“E foi um contexto bastante complicado. Um outro fator que também coincidiu com esse mês é que nós temos muitas pessoas que desenvolveram um quadro respiratório, seja gripe, Covid e outras situações, e que por receio, resolvem aguardar um período, um intervalo entre a vacina e esse quadro que apresentaram. Então, isso também foi comum”, completou.

Agora, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, o imunizante contra a gripe foi liberado para toda a população a partir de seis meses, em Anápolis.

Os pontos de vacinação disponíveis na cidade podem ser consultados por meio do site da própria prefeitura.

Isabella Valverde

Isabella Valverde

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com passagens por veículos como a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo no estado. É editora do Portal 6 e especialista em SEO e mídias sociais, atuando na integração entre jornalismo de qualidade e estratégias digitais para ampliar o alcance e o engajamento das notícias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade