Goianienses estão usando o Waze para economizar frente a Uber e 99

Serviço não é como aplicativos de transporte individual, mas pode ajudar quem busca economizar em trajetos diários

Emilly Viana Emilly Viana -
Goianienses estão usando o Waze para economizar frente a Uber e 99
Funcionalidade une passageiros e motoristas em prol da economia. (Foto: Karime Xavier / Folhapress) .

Puxado pela alta nos combustíveis, o aumento no valor das corridas nos aplicativos Uber e 99 fez com que o usuário buscasse outras alternativas no deslocamento. Uma delas é o Carpool, função do navegador Waze.

Lançado em agosto de 2018, o serviço conecta motoristas e pessoas em busca de uma carona. A proposta quer aproveitar as vagas disponíveis nos veículos e os passageiros que querem economizar em percursos diários.

Apesar de comparado com as ferramentas de transporte individual, o Carpool não funciona com a mesma lógica. Nele, o motorista não recebe pagamento referente à viagem e nem tem liberdade para realizar quantas corridas quiser ou a qualquer momento.

A ideia na aplicação é “rachar” o valor do combustível. Sendo assim, o condutor irá receber metade do valor que ele gastaria com gasolina comum ou etanol para aquele trecho. A quantia é calculada pelo próprio Waze.

O passageiro faz a contribuição por meio de cartão de crédito ou dinheiro em espécie, e o motorista recebe a soma de todas as caronas no fim do mês. As viagens devem ser agendadas com antecedência e envolvem trajetos semelhantes.

O caminho deve ser, preferencialmente, a ida e volta do trabalho ou escola. Pensando nisso, o Carpool só libera duas caronas por dia.

Vantagens

Morador de Goiânia, Pedro Henrique Silva começou a usar a ferramenta assim que ela foi lançada, em 2019. Ele pesquisava rotas da faculdade para casa no Waze, quando se deparou com a nova função. “Achei uma boa ideia e consegui combinar com o passageiro de forma bem rápida”, conta.

Pedro aponta as principais vantagens para o motorista. “A experiência é positiva porque te ajuda com o gasto da gasolina e, por conta da junção dos percursos, você não precisa desviar do seu caminho”, indica.

Já para o passageiro, o benefício está sobretudo nos valores e na rotina. É o que afirma a estudante Anna Gonçalves.

“É muito mais em conta quando a gente faz a comparação com os outros apps. E ainda tem o bônus de fazer amizade e garantir as próximas viagens”, relata.

A medida, segundo ela, traz mais segurança. “Sabendo que faziam o mesmo caminho que eu, já peguei contato de motoristas e, conhecendo melhor essas pessoas, me senti mais segura”, revela.

Emilly Viana

Emilly Viana

Jornalista formada na Universidade Federal de Goiás. Escreveu para o Portal 6 até fevereiro de 2023.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade