Jovem de Anápolis viaja ao Egito para participar de conferência sobre mudanças climáticas
Evento também vai contar com a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e lideranças do clima de todo o globo
O jovem anapolino Daniel Holanda, de 20 anos, irá representar pela segunda vez Goiás e o Brasil na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-27), que ocorre até o dia 16 de novembro na cidade verde de Sharm El-Sheikh, no Egito.
O evento teve início no domingo (06) e reúne representantes de 196 países. Entre os assuntos que serão discutidos estão ações de desenvolvimento, preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento global e reafirmação dos pactos firmados em convenções anteriores.
Segundo Daniel, a viagem servirá não só para destacar a importância da proteção ao meio ambiente, mas também para levar questões locais ao mundo.
“Quero utilizar o espaço que eu consegui na COP para pressionar as lideranças políticas e conscientizar as pessoas sobre a importância de lidar a crise climática. E além também de incluir a nossa juventude na tomada de decisões, já que estamos herdando as consequências das atitudes de nossos antecessores”, disse o ativista.
O representante goiano espera se encontrar com ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ambos convidados para o evento. Ele também mira interlocução com a Comissão da União Europeia.
A meta dele é participar ativamente das decisões, e garantir que a voz da juventude seja escutada. Daniel busca financiamento para o Fridays For Future Brasil, que é um movimento onde os jovens que buscam por justiça climática e socioambiental.
“Conquistando esse capital para poderemos nós mobilizar, para fazer pressão política e conscientizar a população, e também para criar alguns projetos de recuperação do ecossistema em Goiás”, explicou o jovem.