Cerrado deve perder um terço da água nos próximos anos e corre risco de secar, diz estudo

Efeitos seriam catastróficos não só para a vida, mas também para o agronegócio

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Cerrado deve perder um terço da água nos próximos anos e corre risco de secar, diz estudo
Seca no cerrado. (Foto: Divulgação/Confederação Nacional dos Municípios)

Nos próximos 28 anos, o bioma predominante em Goiás deve perder um terço da vazão de água. É o que aponta um estudo apoiado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), denominado “O forte impacto do desmatamento e das mudanças climáticas nas vazões do bioma Cerrado brasileiro e um futuro preocupante”. 

A pesquisa levou em consideração a análise minuciosa de 81 bacias hidrográficas distribuídas pelo cerrado, realizada entre 1985 e 2022. Destas, a diminuição da vazão por conta das  intensas mudanças do uso do solo já foi percebida em 88%.

Ao todo,  93% das bacias de Goiás devem sofrer diretamente com a redução da disponibilidade de água. Além disso, exatos 34% da vazão deve ser perdida ao longo dos anos.

Segundo o estudo, a principal causa para este perigoso problema seria o desmatamento, sendo o grande vilão de 56% deste impacto no bioma.

Ademais, o levantamento ainda aponta uma tendência sistêmica de que até 2050, o estado sofra com escassez de água e ampliação do estresse hídrico causado por conta, principalmente, do agronegócio.

Isso porque as mudanças no uso da terra pela expansão da agricultura e de pastagens, seriam as grandes responsáveis por aproximadamente 46% da emissão de gases de efeito estufa (GEE) do país, impactando diretamente nas mudanças climáticas.

Isabella Valverde

Isabella Valverde

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com passagens por veículos como a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo no estado. É editora do Portal 6 e especialista em SEO e mídias sociais, atuando na integração entre jornalismo de qualidade e estratégias digitais para ampliar o alcance e o engajamento das notícias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade