Governo de Goiás alerta para o risco de aparecimento de escorpiões durante chuvas
Só ano passado, 921 acidentes por picadas do animal foram registrados no estado. Destes, 82 foram em Goiânia
O Governo de Goiás emitiu um comunicado alertando a população sobre alguns cuidados que devem ser feitos para evitar o aparecimento de escorpiões – e outros animais peçonhentos – durante o período de chuva no estado.
Uma das recomendações diz respeito às vestimentas. De acordo com o órgão, ao realizar alguma atividade rural ou de jardinagem, é necessário utilizar calçados fechados e luvas, mas sempre balançá-los antes de usar.
Outra dica é buscar manter as camas afastadas das paredes e evitar a grama alta e o acúmulo de entulho no quintal.
Em casos de picada, é necessário retirar tudo o que possa apertar a região – como anéis, pulseiras e cintos – lavá-la com água e sabão e buscar atendimento em uma unidade de saúde próxima.
Neste tipo de situação, é importante manter o local atingido em uma posição elevada em relação ao resto do corpo e evitar correr ou dirigir sozinho. O órgão também recomenda que uma foto do animal seja tirada para auxiliar o médico durante o diagnóstico e no tratamento.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) presta atendimento, em caráter de emergência, em qualquer situação de envenenamento ou intoxicação. O atendimento pode ser feito pelos telefones 0800 646 4350, 0800 722 6001 ou (62) 3241-2723.
Vale lembrar que só ano passado, Goiás registrou 921 acidentes por picada de escorpiões. O município com o maior índice registrado foi Goiânia, com 82 notificações, seguido por Rio Verde e Formosa, ambos com 73 ocorrências.