Motorista de aplicativo de Goiânia vira assunto na internet após desabafo triste sobre o trabalho

Foram vários os usuários que se solidarizaram com as dificuldades e se revoltaram com a situação

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Motorista de aplicativo de Goiânia vira assunto na internet após desabafo triste sobre o trabalho
(Foto: Reprodução/TikTok)

Um motorista de aplicativo postou um relato no TikTok sobre os valores pagos pela plataforma 99 POP. No vídeo, publicado na última quinta-feira (06), ele mostra o preço que seria pago para uma corrida de 26,5 km, com percurso para buscar o passageiro de 2,8 km.

Lucas, como é identificado, mostra que receberia apenas R$ 25,60 para realizar a viagem que, ao todo e sem imprevistos, levaria aproximadamente 40 minutos.

“Essa cena lamentável eu presenciei assim que entrei em Goiânia”, explica o motorista que atua também em São Paulo.

O goiano aponta que o aplicativo abaixou os valores pagos aos motoristas de automóvel, o que teria resultado na perda de profissionais interessados em participar da rede.

“Vocês vêm perdendo mercado não só em Goiânia, mas em todo o Brasil por conta dessas palhaçadas. Pagando menos de um real por quilômetro para o motorista”, afirma.

Nos comentários do vídeo, que já possui cerca de 14,6 mil visualizações, outros motoristas reforçam a situação precária.

“Um ano sem fazer viagens na 99 e a Uber está no mesmo caminho. Está quase sendo mais vantajoso trabalhar na padaria”, comentou um.

“Estou fazendo no máximo 50 reais por semana”, relatou um internauta.

Outro afirmou que “os motoristas teriam que se unir em todo o Brasil e criar um app. Só assim para melhorar”.

O Portal 6 entrou em contato com a 99 POP, que emitiu nota explicando como o valor da corrida é calculada.

Confira a nota na íntegra:

A 99 informa que o preço final da corrida utiliza uma equação que considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento, que é definido de acordo com a oferta e demanda de motoristas parceiros por região. Importante ressaltar que o valor final pode ser afetado por variantes como excesso de trânsito, chuva ou aumento de pedidos de carros por aplicativo.

No caso do motorista, o valor repassado também considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento, além de situações adversas como congestionamentos, por exemplo, de forma a corrigir possíveis perdas e ampliar os ganhos.

A 99 esclarece ainda que, desde outubro de 2022, possui uma taxa máxima semanal de até 19,99%. A medida vale para todos os motoristas parceiros que realizam ao menos 10 corridas semanais pela plataforma.

Além disso, na 99, o motorista sabe exatamente quanto vai ganhar em cada corrida, com o recurso “Saiba quanto vai Ganhar”. Dessa forma, os condutores conferem na tela de aceite do app o valor real que será pago ao final da viagem, ajudando na previsibilidade dos ganhos. A função se aplica em todas as corridas, diariamente, para os parceiros cadastrados nas categorias de POP e Comfort.

@lucasuberhistorias Palhaçada da @voude99 em Goiânia e em muitas outras cidades no Brasil! Tarifas defasadas e ninguém faz nada ! @voude99 vamos revisar essas tarifas né, nenhum motorista merece isso não po! . . . . #uber #99pop #aplicativos #motorista #goiania #brasil #travel #viagens #viajar #instagram #instagood #carros #mobilidade #pessoas #taxi ♬ som original – Uber Histórias

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade