UniEVANGÉLICA traz a primeira tese de doutorado realizada no Metaverso em Goiás
Lúcio Boggian, autor do trabalho, é diretor administrativo da Associação Educativa Evangélica
Na tarde desta quarta-feira (12), o diretor administrativo da Associação Educativa Evangélica (AEE), Lúcio Boggian marcou história ao apresentar a primeira tese de doutorado do estado em realidade virtual imersiva no Metaverso.
Lúcio é doutorando no Programa de pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPGSTMA) da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).
A apresentação foi realizada no 2º andar do prédio da Pós-graduação da instituição, em um ambiente virtual planejado especialmente para isso.
- Mulher com medida protetiva contra ex escapa de atropelamento graças a reflexos rápidos; homem foi preso em flagrante
- Motociclista é procurado após ser flagrado dando tapa nas nádegas de jovem de Anápolis e fugindo
- Parado em Goiás, homem que transportava R$ 850 mil dentro de ônibus conta para onde ia o dinheiro
Em diversos salões tecnológicos e utilizando óculos de realidade avançada, tanto o orientador quanto os avaliadores poderiam ‘passear’ pelo tema proposto: “Governança e meio ambiente: energia fotovoltaica e a contribuição para a agenda global por meio dos objetivos de desenvolvimento sustentável na UniEVANGÉLICA”.
De acordo com o doutorando, apresentar a tese desta forma é um meio excelente para proporcionar uma experiência mais interativa e causar um impacto maior no público.
Além disso, segundo Lúcio, poder interagir com os dados e imagens tridimensionais faz com que as informações sejam mais facilmente lembradas e compreendidas pelo cérebro.

Parte da banca que assistiu a defesa do doutorado. (Foto: Raphael Borges)
“Existe ainda a possibilidade de apresentação a distância. Com a realidade virtual, é possível apresentar a tese a uma audiência global, com o orador e o público em locais diferentes”, avaliou o acadêmico.





