De olho nas chuvas, Prefeitura começa reconstruir ponte da Avenida Independência

Previsão é que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses, contemplando contenção de erosão e implantação de galerias pluviais

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
De olho nas chuvas, Prefeitura começa reconstruir ponte da Avenida Independência
Imagem mostra máquina ao fundo. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis)

Um pouco mais de dois meses após a ponte da Avenida Independência – que liga a Vila Sul ao Bairro Flamboyant –  ter caído por conta da chuva, e apostando na guinada para o período de estiagem, a Prefeitura de Anápolis começou as obras no local nesta terça-feira (18).

O ritmo, de acordo com a secretaria de Obras,  não é o ideal, já que o solo ainda está encharcado e há riscos de novas precipitações. Inclusive, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) aponta chuva de 6 mm para quarta-feira (19) em Anápolis.

Assim, o prazo de previsão de finalização da obra, considerada a mais complexa, é de quatro meses. “Vamos começar em um ritmo que não é o ideal por conta das condições climáticas. Mas é possível fazer a limpeza do canal, substituição de material e programar as peças pré-moldadas que precisam de um tempo de cura”, informou ao Portal 6 o diretor de obras, Albenzio Vento Filho.

Ele conta que a obra está longe de se resumir a construção da estrutura da ponte, já que será feito trabalho de contenção da erosão, além da implantação de 1,5 quilômetro de galeria pluvial – sendo que parte do trecho será dupla.

De forma irônica, até por ter ficado completamente destruída, Albenzio explica que essa obra não deve apresentar surpresas, muitas vezes comuns em trabalhos de infraestrutura.

Outra ponte que não deixou ‘pedra sobre pedra’ foi a localizada na Rua 2, colada na Matinha, e é considerada um problema crônico na região. Sem galeria pluvial na pista, a água ganha velocidade e força em dias de tempestades.

Para tanto, a previsão é de que a obra desta comece na próxima semana. No local, não haverá mais ponte e sim bueiro duplo para vazão da água.

Já o próximo passo é reestruturar a ponte da Avenida Ana Jacinta, importante via de mobilidade do Bairro Santa Maria de Nazareth.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade