Eclipse solar em Goiás: tudo o que você precisa saber para observar o fenômeno neste sábado (14)
É necessário, porém, se atentar à diversas medidas de segurança na hora de acompanhar, sob risco de até ficar cego

Boa parte dos goianos de diferentes regiões do estado poderão conferir o fenômeno do eclipse solar anular, que acontecerá em várias parte do Brasil, ao longo do próximo sábado (14).
A ação ocorre quando a Lua fica posicionada em frente ao Sol, o que possibilita uma visão de um ‘anel de fogo’ visível do astro rei.
De acordo com o astrônomo cultural Clayton Gubio, do Instituto Gunstar Team, em Goiás, o astro conseguirá cobrir cerca de 69% do sol, devido a posição do território, localizado na região central do país.
“Nós aqui do Centro-Oeste pegamos uma faixa bem interessante de eclipse que deve ir de 51% a 69%. E deve começar por volta das 15h30 e ir até o pôr do sol”, explicou ao G1.
No entanto, segundo o profissional, o eclipse total não irá cobrir integralmente o Sol e, no caso dos goianos, o anel não será visível pela posição geográfica. Ele salienta que ainda haverá uma tarde atípica e escura.
Apesar da aparição incomum, o profissional também orienta que para observar o fenômeno os apreciadores devem evitar passar filtros negativos de fotos e chapas de raio-x.
Leia também
- Jovem é assassinado pelo ex da namorada que não aceitava fim do relacionamento em Anápolis
- Tragédia em Goiás: policial penal e namorada morrem em acidente; ele seguia para ver o filho após plantão
- Goiás tem ganhadores na Lotofácil da Independência; confira de onde são os novos milionários do estado
- IFG abre mais de 1.300 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio; veja lista completa por cidade
Óculos de sol também não são suficientes para encarar o Sol de forma direta, sob risco de danos permanentes na retina, resultando em até mesmo cegueira.
Ou seja, de forma geral, a recomendação é de não olhar diretamente para o fenômeno de forma alguma, salvo casos em que a pessoa possua vidros de máscaras de soldadores, do número 14 para cima.
Ainda assim, a orientação é de que a observação não ultrapasse os 10 segundos sem dar um tempo para a vista “descansar”.
Vale lembrar que, em Goiânia, o Instituto Gunstar disponibilizará vários telescópios, binóculos, máquinas fotográficas e óculos solares para as pessoas que quiserem acompanhar o eclipse.
O ponto de observação será no Shopping Cidade Jardim, que fica na Avenida Nero Macedo.