Anápolis foi o local escolhido pela Embraer para realizar novos testes com o caça Gripen
Essa é a primeira vez que uma campanha de testes do tipo é realizada fora de São Paulo; características anapolinas foram fundamentais para decisão

Apesar da forte onda de calor ter gerado diversos contratempos para os anapolinos, ao menos serviu para um bom propósito. Isso porque a Força Aérea Brasileira (FAB) aproveitou altas marcações dos termômetros para uma rodada de testes com o caça F.39 Gripen.
Engenheiros da Embraer vieram para a Base Aérea de Anápolis, com o intuito de realizar uma campanha voltada para climas quentes, na qual o avião é submetido a temperaturas elevadas, para verificar como o sistema se comporta em situações extremas.
Em uma das etapas dos testes, o Gripen foi deixado diretamente sob o Sol por longos períodos, a fim de avaliar se a estrutura do aeromotor apresentaria algum defeito.
Conforme os especialistas explicaram, a combinação de calor e altitude – muito evidentes em Anápolis nas últimas semanas – se revela como um desafio tanto para o motor quanto para os sistemas de resfriamento da aeronave.
Daí a importância de realizar testes e treinamentos em outras localidades. É como explica o engenheiro de ensaio em voo da Saab, Erik Magnusson, responsável pelos testes de climas globais.
“Estamos acostumados a fazer testes em Gavião Peixoto [município de São Paulo onde está localizado o Centro de Ensaio de Voo do Gripen], mas essa é a primeira campanha de testes que estamos fazendo em outro lugar”, afirmou.
Ao longo de três dias, o piloto de testes Jonas Jakobsson realizou percursos aéreos a uma temperatura média de 32 °C, em trajetos de aproximadamente uma hora.
“Os resultados iniciais foram positivos e confirmaram muito do que já havíamos previsto. Os dados de todos os sensores agora serão utilizados para validar que o Gripen pode operar com excelente desempenho em regiões com clima quente, seco e de altitude elevada, como o encontrado no Brasil, ou em qualquer outro local do mundo com temperaturas semelhantes”, afirma Eduardo Kitada, engenheiro de sistemas da Embraer, responsável pelos testes de clima no Brasil.
Leia também
- Pais e bebê de 1 ano morrem em grave acidente na GO-164
- Após meses sem receber visita da família, bebê que vivia em cercadinho no Hugol é levado para abrigo
- Criança é agredida com socos e tem dente quebrado por adolescentes dentro de colégio em Goiânia
- Motorista de aplicativo agride mulher dentro de salão de beleza em Aparecida de Goiânia
Gripen realiza testes de clima quente e seco em Anápolis (GO) 🚀
Confira no vídeo o trabalho do time Saab Brasil e de engenheiros e técnicos da @embraer nos testes que validaram o comportamento e performance do #GripenBrasileiro em altas temperaturas.#Gripen #FAB… pic.twitter.com/cqNjPw1PBo
— Saab Brasil (@saabdobrasil) November 21, 2023