Avanço de frente fria pode diminuir temperatura e aumentar chuvas em Goiás; veja cidades mais afetadas
De acordo com órgão, prognóstico é decorrente do avanço de frente fria, que impactará diferentes regiões do estado
O cenário meteorológico para os próximos dias em Goiás deve ser marcado por queda de temperatura, pancadas de chuvas, com possibilidade de precipitações intensas, rajadas de vento e raios.
Em alerta emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o órgão explica que o prognóstico é devido ao avanço de uma frente fria, prevista para começar na terça-feira (16), que deve deixar termômetros com números mais baixos e provocar temporais.
Segundo o gerente da Cimehgo, André Amorim, durante o período, a temperatura mínima deve chegar a 17°C, enquanto a máxima poderá ser de 33°C.
Ainda, conforme o boletim, diferentes localidades do estado estão sob risco de chuvas intensas, que podem variar de 20 a 30 mm/h ou 40 mm/dia – representando um volume médio de três dias de chuva. Há também a possibilidade de rajadas de vento superiores a 40 km/h e raios.
Entre as regiões mais afetadas, aparecem Sudoeste e Oeste, com chance de precipitações acima de 40 mm/dia. Já em relação aos municípios, estão: Jataí, Rio Verde e Formosa.
De acordo com o Cimehgo, a previsão é que a frente fria influencie o tempo em Goiás ao longo de quarta (17) e quinta-feira (18) e que, a partir de sábado (20), as chuvas comecem a diminuir e o cenário fique mais estável.
Orientações
Durante o período de chuva, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda que, em casos de rajadas de vento, a população evite buscar abrigo embaixo de árvores devido ao risco de queda e de descargas elétricas.
O órgão também orienta que os cidadãos não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda e que, por segurança, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.