A fórmula dos restaurantes para limpar tábua de cortar carne
Os restaurantes possuem técnicas para manter o objeto livre dos germes e das bactérias
Na culinária, a limpeza dos produtos e utensílios é tão essencial quanto o preparo dos alimentos, mas você já se perguntou qual a forma correta de higienizar a tábua de cortar carne?
Uma superfície frequentemente propensa à contaminação e proliferação de bactérias, cuja a limpeza correta é negligenciada por muitos.
Reconhecendo a importância de manter esse utensílio sempre limpo, os restaurantes possuem técnicas para manter o objeto livre dos germes.
A fórmula dos restaurantes para limpar tábua de cortar carne
O objeto é comum nas cozinhas de todo mundo, mas muita gente acha que só “jogar uma água” já é o suficiente para limpá-lo.
Porém, existem particularidades em relação ao material do utensílio, afinal, os de madeira são mais difíceis de higienizar, enquanto os de vidro são mais fáceis.
Embora pareça a maior besteira, a tábua de cortar carne pode acumular inúmeros germes e bactérias, que segundo o doutor em microbiologia, Bruno Severo, podem causar sintomas gastrointestinais.
O chef de cozinha da “Le Cordon Blue” do Rio de Janeiro, Yann Kamps, afirma que o correto é lavar com água quente e sabão após cada uso.
Utilizando uma esponja para remover os resíduos de alimentos, tanto na madeira quanto no vidro ou plástico.
O doutor Bruno, também indica o uso de vinagre na higienização, já que o produto possui ácidos que acabam com os germes.
Por fim, independente do material, é necessário trocar a tábua de cortar carne quando o produto apresentar rachaduras ou desgastes de uso.
Gostou do leu? Você também vai curtir:
– Especialista explica por que não se pode descongelar carne com água
– Essa é a melhor maneira de congelar carne moída (fácil e muito prática)
– A técnica dos chefs para amaciar carne de segunda até ela ficar macia e suculenta
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades!