Tempestades, granizo e rajadas de vento já tem previsão para atingir Goiás; veja quando e onde
Ao Portal 6, coordenadora do Inmet revela regiões e cidades que devem ser mais afetadas com temporal
O cenário de altas temperaturas encabeçadas por onda de calor, que devem atingir Goiás na quarta-feira (02), será substituído por chuvas intensas, com direito a rajadas de ventos e granizos, ainda no fim desta semana.
Ao Portal 6, a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves Ferreira, afirmou que a partir do próximo domingo (07), diversos municípios do estado podem começar a receber precipitações.
Conforme a profissional, a situação se deve à combinação de umidade com calor que favorecerá a ocorrência de chuvas, que devem ser acompanhadas com rajadas de vento, granizo e elevação de poeira.
- Motociclista é levado ao Heana após ser atropelado por caminhão em frente ao Posto Presidente, em Anápolis
- Dirigente do Anápolis revela que clube deve se tornar uma SAF em breve: “já está em andamento”
- Homem preso por confusão em unidade de saúde de Anápolis já possui histórico criminal, diz polícia
“Tem essa condição, como já vem ocorrendo em Jataí. Qualquer umidade que tenha, como está muito quente, vai favorecer na ocorrência de pancadas e chuvas fortes, que devem vir com rajadas de ventos e granizo”, diz.
Entre as regiões mais afetadas, Elizabete destaca que a Centro-Sul deve ser a mais impactada. Segundo ela, cidades como Jataí, Mineiros, Rio Verde, além de Goiânia e Catalão deverão registrar chuvas ao longo do período.
De acordo com a profissional, o cenário – que deve começar ainda na primavera – deve prevalecer até o verão, mas de forma mais regular e com menor intensidade.
“Nessa mudança [de calor para fortes chuvas], elas chegam com essa característica de serem mais fortes. Depois que a chuva figura, elas ficam mais regulares. Começa esse tipo de chuva na primavera e segue até o verão”, finaliza.
Vale destacar que, conforme um alerta emitido pelo Inmet, as temperaturas estarão 5º C acima da média até quarta-feira (02) e poderão ser registradas nas cidades das regiões Central, Leste, Sul e Noroeste de Goiás.





