Tempestades, granizo e rajadas de vento já tem previsão para atingir Goiás; veja quando e onde

Ao Portal 6, coordenadora do Inmet revela regiões e cidades que devem ser mais afetadas com temporal

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Tempo chuvoso em Goiás. (Foto: Divulgação/Agência Cora de Notícias)

O cenário de altas temperaturas encabeçadas por onda de calor, que devem atingir Goiás na quarta-feira (02), será substituído por chuvas intensas, com direito a rajadas de ventos e granizos, ainda no fim desta semana.

Ao Portal 6, a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves Ferreira, afirmou que a partir do próximo domingo (07), diversos municípios do estado podem começar a receber precipitações.

Conforme a profissional, a situação se deve à combinação de umidade com calor que favorecerá a ocorrência de chuvas, que devem ser acompanhadas com rajadas de vento, granizo e elevação de poeira.

“Tem essa condição, como já vem ocorrendo em Jataí. Qualquer umidade que tenha, como está muito quente, vai favorecer na ocorrência de pancadas e chuvas fortes, que devem vir com rajadas de ventos e granizo”, diz.

Entre as regiões mais afetadas, Elizabete destaca que a Centro-Sul deve ser a mais impactada. Segundo ela, cidades como Jataí, Mineiros, Rio Verde, além de Goiânia e Catalão deverão registrar chuvas ao longo do período.

De acordo com a profissional, o cenário – que deve começar ainda na primavera – deve prevalecer até o verão, mas de forma mais regular e com menor intensidade.

“Nessa mudança [de calor para fortes chuvas], elas chegam com essa característica de serem mais fortes. Depois que a chuva figura, elas ficam mais regulares. Começa esse tipo de chuva na primavera e segue até o verão”, finaliza.

Vale destacar que, conforme um alerta emitido pelo Inmet, as temperaturas estarão 5º C acima da média até quarta-feira (02) e poderão ser registradas nas cidades das regiões Central, Leste, Sul e Noroeste de Goiás.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade