Pais denunciam falta de professores há mais de 1 mês em CMEI de Anápolis: “teve mãe que já perdeu o emprego”
Unidade integral tem liberado crianças mais cedo por falta de profissionais, impactando diretamente na rotina dos pais
Pais de alunos matriculados no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mário Quintana, no Setor Sul, em Anápolis, denunciam que a instituição está há mais de um mês sem professores auxiliares.
A unidade escolar, que é integral, tem liberado as crianças todos os dias mais cedo, apenas repassando para os responsáveis que estão sem docentes, mas sem explicar o motivo do desfalque.
Com isso, o período que os alunos têm passado na instituição tem diminuído. Antes, eles entravam às 07h15 e saíam às 17h, agora, são dispensados às 11h — 05h antes do previsto.
Ao Portal 6, a mãe de um dos alunos do CMEI, de apenas 03 anos, relatou que as alterações têm atrapalhado a vida pessoal das famílias, que têm se desdobrado para buscar as crianças nos horários irregulares.
“Tem mãe que precisa sair mais cedo do trabalho, às vezes até faltar. Está ficando inviável a situação”, explicou a anapolina, que preferiu não se identificar.
Segundo ela, um grupo no WhatsApp foi criado com os pais. Nas conversas, uma mulher chegou a relatar que foi demitida do emprego, devido às diversas ausências na empresa por conta do filho.
Cansados da situação, os responsáveis chegaram a se movimentar indo até a Secretaria Municipal da Educação de Anápolis (Semed) para cobrar um posicionamento da Prefeitura.
Sem resposta, pais estariam cogitando resolver o problema recorrendo ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).
O que diz a Prefeitura?
Ao Portal 6, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Semed, justificou que a instituição está sem professores pois três docentes da unidade estão afastados por atestados médicos. A pasta ainda afirmou que já solicitou profissionais substitutos para a Diretoria de Recursos Humanos.
Confira a nota na íntegra a seguir:
“A Secretaria Municipal de Educação informa que três professores da unidade estão afastados por atestados médicos e que já solicitou à Diretoria de Recursos Humanos a convocação de profissionais para a substituição.”