Meteorologia prevê tempestades, granizo e rajadas de vento em Goiás; veja quando e onde
Avanço de frente fria pela região Sudeste do país favorece formação de áreas de instabilidade no estado
O longo período de estiagem em Goiás ganhará uma trégua e passará por uma mudança no cenário a partir de quarta-feira (09). A previsão aponta a possibilidade de tempestades com rajadas de vento e até granizo.
O prognóstico foi emitido pela Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que sinalizou o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do país, favorecendo áreas de instabilidade, especialmente no Centro-Sul goiano – onde estão as cidades de Itumbiara, Goiânia, Anápolis e Catalão, por exemplo.
De acordo com o órgão, haverá formação de áreas de instabilidade na quinta (10) e sexta-feira (11). A Cimehgo também alerta para os riscos da massa de ar quente e seco, que segue predominando no estado.
Já para esta segunda-feira (07), a umidade estará em níveis críticos, podendo ficar abaixo de 12% na parte da tarde.
Na capital, ocorre o predomínio de sol e as temperaturas podem alcançar os 39 º C, enquanto a umidade varia entre 10% e 50%. Já Anápolis pode ter mínimas de 20º C e máximas de 35º C, com umidade entre 20% e 70%.
O calor terá mais intensidade na região Oeste de Goiás, podendo chegar à marca de 43º C. No Norte, a máxima será de 42º C e no Sudeste e Centro fica em 40º C. Por fim, os termômetros da região Leste podem registrar 37º C, enquanto na Sul, 38º C.
Dentre os municípios da última região citada, merecem destaque Catalão, com temperaturas que devem variar entre 21º C e 38º C. Jataí também terá uma variação entre 19º C e 39º C e já Itumbiara fica entre os 20º C e os 39º C.