Conheças as 6 cidades com maior número de favelas em Goiás

No total, conforme IBGE, estado possui 94.518 pessoas vivendo em territórios desse tipo

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Conheças as 6 cidades com maior número de favelas em Goiás
Ocupação Emanueli, Jardim Novo Mundo, Goiânia. (Foto: Reprodução/ O Popular)

Classificadas pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) como sendo territórios originados pela própria população e de forma autônoma, as favelas e comunidades urbanas se fazem presentes em diferentes regiões do Brasil. Elas se formam para atender as necessidades de moradia diante da inadequação de políticas públicas e, embora o estado esteja entre os menores com esse tipo de habitação, existem seis cidades que se destacam com o maior número no estado. 

 Conforme dados do IBGE, em 2022, o estado tinha 153 favelas e comunidades urbanas, distribuídas em 24 municípios em todo território. Boa parte delas, sendo 55 (36,2%), está localizada na capital. 

Já o segundo município com maior número é Novo Gama, com 14, sendo seguido por Águas Lindas de Goiás, com 13. Luziânia, Aparecida e Planaltina de Goiás aparecem na sequência: sendo as duas primeiras com 8 e, a última, 7.

De acordo com o levantamento, o total de pessoas morando em favelas no estado em 2022 foi de 94.518, o que representa 1,3% da população total. O percentual é o segundo menor do país, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul, com 0,6%. 

Em relação aos habitantes por municípios, Goiânia vem com 25.616 pessoas, enquanto Novo Gama abriga 12.223 e Águas Lindas de Goiás 10.303 pessoas. 

Veja o ranking de municípios com maior quantidade de favelas: 

  1. Goiânia (55)
  2. Novo Gama (14)
  3. Águas Lindas de Goiás (13)
  4. Luziânia (8)
  5. Aparecida de Goiânia (08)
  6. Planaltina (07)

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade