Conheça Márcio Aurélio, o empresário que deu a volta por cima e hoje é barbeiro até do Sandro Mabel

Dentre os clientes da cartela de Márcio Aurélio estão grandes empresários e nomes da capital, como o prefeito Sandro Mabel

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Conheça Márcio Aurélio, o empresário que deu a volta por cima e hoje é barbeiro até do Sandro Mabel
Mamutt Barber Móvel atua em Goiânia. (Foto: Divulgação/Senac)

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas se ocupam com trabalho, estudos e outras atividades pessoais e acabam deixando um importante aspecto de lado: a beleza, a saúde e o bem-estar, todos intrinsecamente ligados à autoestima.

Foi assim que o goiano Márcio Aurélio Barbosa, de 48 anos, encontrou um nicho pouco explorado para empreender, criando uma barbearia móvel, um braço da Mamutt Barber (@mamuttstudiobarber), localizada na Avenida Ricardo Paranhos, em Goiânia, da qual ele é proprietário.

Márcio Aurélio Barbosa, de 48 anos. (Foto: Divulgação/Senac)

Quem o vê hoje como um dos maiores do ramo na capital nem imagina que o empresário um dia se viu encurralado e sem perspectivas, “encostado” pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após sofrer um acidente na adolescência, ainda com 17 anos.

Trabalhando longe de casa como auxiliar de serviços gerais em uma loja, Márcio Aurélio ganhou uma bicicleta para fazer o percurso, uma vez que as passagens de ônibus consumiam boa parte do salário. O que ele não sabia era que esse facilitador logo lhe causaria um trauma.

“Como eu morava a 22 km da empresa, comecei a pegar rabeira [prática de andar dependurado em veículos] em ônibus e, em uma dessas vezes, me dei mal e uma moto acabou me atropelando”, recordou o goiano.

Barbearia Movel funciona em uma van. (Foto: Divulgação/Senac)

Com um grave ferimento em uma das pernas, o então adolescente precisou parar de trabalhar e viver somente com os recursos do INSS, que, mais tarde, o submeteria a um programa de reabilitação, o encaminhando ao Senac para fazer um curso: o de barbeiro.

“No começo, eu era muito jovem, tinha 17 para 18 anos e não levava o curso a sério. Eu não conseguia enxergar aquilo como uma profissão ou um modo de vida. Éramos 18 alunos e fomos a uma escola cortar cabelo”, disse.

Recomeço

“Quando voltamos, a Divina, nossa professora, disse: ‘Tem um de vocês que se destacou mais no corte’. Para minha surpresa, ela falou o meu nome. A partir daquele momento, comecei a levar a coisa de outra forma. Fiz seis meses de curso, das 8h às 12h, e consegui concluir”, completou.

Já finalizando o curso e com o dinheiro do benefício do Governo Federal em mãos, Márcio decidiu parar de trabalhar como auxiliar em um salão – onde conseguiu um novo emprego – e abrir um pequeno negócio ainda na área.

Após mais de 17 anos atuando no próprio empreendimento, o agora empresário decidiu que iria alçar novos rumos e passou a trabalhar em grandes salões de Goiânia, onde se especializou ainda mais. Foi em um desses locais que ele participou de uma palestra com profissionais da L’Oréal Paris, sendo influenciado a focar exclusivamente no público masculino.

Barbearia atende grandes nomes em Goiânia. (Foto: Divulgação/Senac)

Mais um passo estava traçado. Agora, trabalhando em barbearias, ele tinha o intuito de, novamente, abrir um estabelecimento próprio mas com outro viés.

“Durante a pandemia, a barbearia onde eu trabalhava fechou e me vi praticamente desempregado. O que eu fiz? Aluguei garagens em prédios e, nelas, cortava os cabelos dos clientes. Com isso, consegui alugar uma sala e montei um estúdio. Era um espaço pequeno, e comecei só com um assistente”, relembrou.

Saindo da caixinha

Já era 2022 e a Mamutt Barber estava estabilizada, com uma ótima estrutura na Avenida Ricardo Paranhos e mais de 10 barbeiros atuantes. Foi assim que, mais uma vez, Márcio decidiu inovar ao investir em uma barbearia móvel.

Ao observar que muitos clientes não tinham tempo para ir até o estabelecimento, o empresário viu que precisava atender essa necessidade de alguma forma, ao mesmo tempo em que aliava os serviços a uma certa exclusividade procurada pela clientela.

“O que é caro para as pessoas hoje? Tempo. E eu percebi isso. Atendo o público A, como prefeitos, empresários, grandes comerciantes e industriais, que não têm tempo. Então pensei: tempo e exclusividade. Eu disponibilizo meu tempo ao cliente. Hoje, um corte comigo custa R$ 150, mas eu não trabalho apenas com cortes de cabelo; trabalho com cuidados para o homem. Quando o cliente vai à minha barbearia, ele começa com o corte, mas o convidamos a fazer a barba, convencemos a cuidar das sobrancelhas, a realizar uma barbaterapia, que é um processo de limpeza de pele com massagem. Também oferecemos massagens nos pés, nas mãos e no lavatório”, explicou.

Sandro Mabel compartilhou vídeo na barbearia móvel. (Foto: Divulgação/Senac)

A ideia foi tão bem aceita que logo Márcio se viu com uma carteira de clientes invejável, como o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), que chegou a compartilhar um vídeo ao ser atendido na Mamutt Barber Móvel – uma van que, mesmo com espaço limitado, possui tudo o que uma pessoa precisa, até mesmo lavatórios.

No registro, o político chamou a van de “invocada” e “muito bacana”: “Márcio, esse negócio ficou muito bacana. Nota mil. Parabéns”, elogiou.

Mesmo com o sucesso nas ruas de Goiânia, o empresário diz não se acomodar e já se encaminha para seguir novas metas, como a consultoria de imagem, o próximo passo a ser implementado na Mamutt Barber – fixa e móvel.

“Costumo dizer que a persistência resiste a qualquer coisa. Sempre fui muito persistente. Se eu pudesse definir tudo o que faço em uma palavra, seria persistência”, finalizou.

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