Vírus que consegue entrar no iPhone é perigoso e agora exige cuidado

Ao Portal 6, especialista explica que a ameaça certamente ocorreu por falha humana

Natália Sezil Natália Sezil -
Vírus que consegue entrar no iPhone é perigoso e agora exige cuidado
Carlos Henrique Monteiro falou sobre a segurança característica do sistema dos iPhones. (Foto: Captura de Tela/Youtube)

A descoberta de um vírus que, pela primeira vez, consegue invadir o sistema operacional iOS, utilizado nos iPhones, repercutiu esta semana ao deixar os usuários da Apple com medo.

O feito inédito indica que os consumidores precisam ter maior cuidado ao instalar aplicativos, já que o vírus conseguiu escanear e decodificar imagens e capturas de telas salvas na galeria de fotos do celular.

Ao programa Agora, realizado pelo Portal 6 junto à Rádio 105.7 fm, o especialista em Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Monteiro, explicou por que o iPhone é considerado tão seguro e como se imagina que a falha aconteceu.

O profissional compartilhou que o método de desenvolvimento do sistema operacional utilizado pela Apple é o que justifica a segurança dos aparelhos, já que o modelo “consegue fechar qualquer brecha antes de liberar qualquer atualização”.

Quanto aos cuidados empenhados pela empresa no momento de incluir aplicações novas nas lojas de aplicativos, Carlos detalha: “quando a gente vai desenvolver um aplicativo, existem as metodologias que devem ser seguidas”.

“Quando submetemos o aplicativo à Apple, ela revisa todo o passo a passo, e nós temos que estar dentro das diretrizes deles. Então permissão, câmera, microfone, tudo isso… são pessoas que validam os sistemas que a gente envia. Então pode ter sido uma falha humana por ter deixado o aplicativo passar”, revela.

Carlos ainda explica que o rigoroso processo de publicação de aplicativos envolve mais de uma pessoa. Isso porque, quando uma aplicação não é aceita pela Apple e precisa ser analisada outra vez, o primeiro e o segundo processo são realizados por profissionais diferentes.

Ao finalizar, o especialista deixou o alerta: no momento de instalar aplicativos, o usuário deve fazer isso nas lojas oficiais, ler com atenção as permissões e manter o sistema atualizado, já que novas atualizações sempre corrigem inseguranças.

Assista aqui ao Programa Agora do dia 12 de fevereiro na íntegra.

Natália Sezil

Natália Sezil

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás, é estagiária do Portal 6 e atua na cobertura do cotidiano. Apaixonada por boas histórias, gosta de ouvir as pessoas, entender contextos e transformar relatos em narrativas que informam e conectam o público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade