Meteorologia faz alerta para população em Goiás durante final de semana
Informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego)

A previsão do tempo para Goiás não está variando muito de uns dias para cá. Mas neste sábado (13), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego), trouxe cenários que devem ser observados para que os moradores cuidem da própria saúde.
Isso porque o predomínio de sol e calor segue intenso, atingindo o pico de temperaturas altas à tarde e a umidade do ar pode chegar em nível de alerta.
O índice terá uma média de 12% no estado, mas em pontos específicos ela pode cair ainda mais.
As regiões Oeste, Norte e Leste serão as mais castigadas. Na primeira, os termômetros marcam entre 22°C e 43°C, com 9% de umidade. Na segunda, as temperaturas variam entre 25°C e 42°C, com umidade de 10%; e na terceira, entre 14°C e 38°C, com 11% de umidade.
No Centro, Sudoeste e Sul, apesar de as temperaturas altas estarem mais amenas, a umidade é comum para as três, podendo chegar a 9%. Nos termômetros, variam entre 17°C e 39°C
Para Goiânia as temperaturas devem variar entre 20 e 39°C, com umidade do ar em 10%. Enquanto isso, em Anápolis, deve oscilar entre 19ºC e 34ºC.
Leia também
- Bolsonaro pode ter pena reduzida ou ainda ser inocentado? Especialista explica
- Julgamento de ex-marido que matou empresária em Anápolis é adiado pela segunda vez
- Saneago garante que Anápolis terá abastecimento normal mesmo com queda na vazão do Ribeirão Piancó
- Motoristas goianos que tentaram “driblar” imposto pagarão preço alto após resultado de investigação
Cuidados com a saúde
As baixíssimas umidades apontadas em todas elas, requerem dos cidadãos cuidados com a exposição ao sol, hidratação e qualidade do ar.
São regras básicas: não ficar sob o sol nos momentos críticos, beber muito líquido, preferir sombras estando fora de casa, usar filtro solar e, dentro de casa, usar o umidificador, caso o tenha.
Outras recomendações são ligadas aos cuidados com a saúde respiratória. O infectologista Marcelo Daher já elencou ao Portal 6, o comportamento a que deve ser adotado em condições assim.
Dentre as orientações, é interessante deixar de usar o ar-condicionado, pois o equipamento resseca, ainda mais, o ambiente.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, especialmente de Goiás, tudo online e em tempo real para você!