Novo Gripen pousa na Base Aérea de Anápolis para compor a frota de caças da FAB
Aeronave chegou à cidade em um voo inicial e de testes, de onde desembarcou quando chegou ao Brasil

Agora são 10 os caças Gripen integrados ao acervo do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado na Base Aérea de Anápolis. O mais recente chegou nesta quarta-feira (19) à cidade voando de Navegantes, Santa Catarina, para cá.
Matéria do site da Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou que foi necessário pouco mais de uma hora para o F-39 de matrícula FAB 4111 percorrer os quase 1,2 mil quilômetros que separam as duas cidades.
O Gripen desembarcou em um porto que no litoral Norte de Santa Catarina na última sexta-feira (14), após ser deslocada de navio a partir da Suécia.
“Este é um voo peculiar, no qual leva-se em consideração todos os fatores convencionais de planejamento, mas também as características de um voo de teste, já que a aeronave acabou de chegar ao país”, explicou o Major Aviador Thiago Henrique da Costa Camargo.
O militar acrescentou que o Gripen teve alguns equipamentos críticos instalados e para isso foi necessário avaliar, principalmente, o comportamento da aeronave, os avisos ao piloto e os resultados dos testes que o avião fornece o tempo todo.
Ainda de acordo com o major, o F-39 Gripen possui uma interface e uma interação homem-máquina que diminui consideravelmente a carga de trabalho do piloto. “Isso permite mais foco na execução da missão”, complementa.
A FAB ainda destacou que o recebimento de cada aeronave é resultado de uma atividade complexa, que envolve diferentes unidades da FAB, além de outras instituições envolvidas.
REFORÇO 🛩️ Novo Gripen pousa na Base Aérea de Anápolis para compor a frota de caças da FAB
Leia: https://t.co/VbxMezExY5 pic.twitter.com/yevpwKXszv
— Portal 6 (@portal6noticias) November 21, 2025
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!






