Aos 15 anos, brasileira cria sistema solar revolucionário que transforma água suja em potável e conquista prêmio na ONU

Criada por uma jovem baiana, tecnologia usa apenas o sol para purificar água no Semiárido — sem cloro, sem energia elétrica

Gabriel Dias -
Aos 15 anos, brasileira cria sistema solar revolucionário que transforma água suja em potável e conquista prêmio na ONU
(Imagem: Captura de Tela/YouTube)

A água da chuva não significa, necessariamente, ter água segura para beber. Em muitas comunidades, a contaminação pode ocorrer durante a coleta e o armazenamento nas cisternas.

Foi ao perceber esse risco que, ainda adolescente, Anna Luísa Beserra, baiana de 15 anos, desenvolveu o Aqualuz — um sistema que utiliza apenas a luz do sol para tornar a água própria para consumo.

A tecnologia social adapta a desinfecção solar à realidade do Semiárido, eliminando a necessidade de cloro e energia elétrica para tratar a água.

O equipamento expõe a substância à radiação solar por algumas horas, reduzindo microrganismos nocivos por meio da combinação de calor e raios ultravioleta.

Projetado para áreas isoladas, funciona sem eletricidade, tem baixa necessidade de manutenção e pode atender famílias inteiras.

A iniciativa ganhou reconhecimento internacional em 2019, quando a jovem foi premiada pela ONU no programa Young Champions of the Earth.

Embora não substitua redes formais de abastecimento, a solução atua como alternativa imediata para ampliar o acesso à água segura no Semiárido.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Dias

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG). Apaixonado por Telejornalismo e Jornalismo Cultural.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.