Proibição de multas para viaturas em ocorrências vira Lei Municipal
Desde o dia 17 de fevereiro os motoristas de viaturas policiais e dos bombeiros não pagarão mais as multas por excesso de velocidade, quando os carros estiverem atendendo ocorrências. Essa determinação veio de um projeto do vereador Sargento Alberto (PTN) que foi sancionado pelo prefeito João Gomes (PT) e agora já é Lei em Anápolis.
Segundo explicações do parlamentar, o policial, quando em atendimento, acaba ultrapassando a velocidade permitida nas vias públicas. “A polícia ou o bombeiro precisa chegar ao local onde aconteceu o acidente com urgência e acaba tendo as penalidades por passar nas barreiras eletrônicas acima do permitido”, acrescentou o vereador.
Mas o cancelamento da multa acontecerá somente se a viatura estiver em atendimento. “Os carros que estiverem sem ocorrência não terão o benefício. O motorista terá que apresentar documentação posteriormente provando que passou da velocidade porque foi atender um cidadão em situação de emergência”, informou Sargento Alberto. Os departamentos administrativos dos órgãos também possuem informações que comprovem a veracidade da ocorrência.
A motivação do vereador para criar a Lei foi amenizar as penalidades aos policiais e bombeiros e ainda garantir agilidade no atendimento. “Normalmente o condutor da viatura paga essa multa e perde os pontos da CNH. Agora isso não acontecerá mais. Para a comunidade, por outro lado, é uma iniciativa que tornará o serviço mais rápido, principalmente quando a viatura está distante do local para onde deverá se destinar”.
Sargento Alberto disse ainda que recebeu positivamente a sanção do Executivo ao seu projeto. “É uma lei que vem ao encontro da sociedade anapolina que tanto clama por segurança pública, que cotidianamente se queixa que não é atendida ou que esse atendimento foi tardio. Fico agradecido pelo prefeito ter entendido e aceitado essa propositura”.