Alimentação no Carnaval precisa ser rica em carboidrato para repor energia
Para evitar desidratação, folião também precisa beber muita água
O Carnaval é para quem tem muita energia e disposição. Para aproveitar e manter o pique nos dias de folia, a nutricionista do supermercado Bretas, Alessandra Alencar, dá dicas de alimentação balanceada.
“O folião tem um gasto energético alto e por isso a importância de repor essa energia. A alimentação e hidratação são fundamentais nos dias de folia”, aconselha.
A indicação é que a alimentação deve ser rica em carboidratos, com preferência aos integrais.
“Na hora de montar a salada, dê preferência aos alimentos que ajudem a detoxificar o organismo como couve-flor, brócolis, rúcula, repolho, couve e espinafre. Opte por uma alimentação leve, incluindo frutas e proteínas magras. Abuse das frutas e das proteínas magras”, explana a profissional.
O consumo de álcool causa desidratação. É importante o consumo de líquidos. No intervalo entre uma cerveja e outra, Alessandra alerta para a necessidade de beber água, água de coco, suco natural e até mesmo bebidas isotônicas. Uma dica é o consumo de melancia, a fruta garante energia e também hidrata, já que maior parte dela é composta por água.
Para que o organismo aguente com saúde os dias de festa, Alessandra orienta evitar o consumo de comidas pesadas e gordurosas. Uma boa opção é incluir o gengibre na alimentação e bebidas, já que essa raiz tem ação anti-inflamatória. No intervalo das refeições, ela sugere comer lanches mais saudáveis, como barrinhas de cereais e um mix de oleaginosas.
“Nunca ficar mais de 3 horas de jejum e não beber de estômago vazio”, orienta.
SUGESTÃO DE RECEITA
Suco energético
200ml suco de laranja
50g manga
20g beterraba
Suco relaxante pós carnaval
1 folha de couve
½ maçã
½ limão
2 lascas de gengibre
200ml de água