Saneago pode ter que instalar dispositivo para eliminar ar dos hidrômetros
Projeto de Lei já tramita na Alego e também se estende à outras concessionárias no Estado


Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de Lei que quer obrigar as concessionárias de abastecimento de água a instalar dispositivo que elimine o ar na medição do consumo de água de todos os consumidores do Estado. A autoria é do deputado Diego Sorgatto (PSB).
O projeto destaca que o equipamento deve ser instalado antes do hidrômetro para, na eventualidade de suspensão de fornecimento de água, o mesmo impeça que o medidor registre consumo que na prática não existiu, onerando, assim, a conta indevidamente.
A proposta estabelece ainda que as despesas decorrentes da aquisição do equipamento e sua instalação serão custeadas pelas concessionárias de fornecimento de água tratada.
O deputado argumenta que “quase todos os consumidores de água são vítimas da cobrança indevida em suas contas de água. Isso porque os hidrômetros registram a passagem de água e ar indistintamente, gerando ônus impróprio pelo pagamento de ar, quando o consumidor acreditava estar consumindo apenas água”.
A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego.