“Calçada não é garagem”: conheça a campanha da CMTT que quer educar motoristas engraçadinhos
Diversas ações de conscientização deverão ser realizadas pela até a próxima semana


Foi iniciada na manhã desta quarta-feira (21) uma campanha que quer conscientizar os motoristas de Anápolis a não estacionarem carros em cima das calçadas.
Inicialmente, a campanha, denominada “Calçada não é garagem”, realizará blitzes educativas e distribuirá panfletos no trânsito.
Encerradas as atividades, os motoristas passarão a ser fiscalizados e, caso eles coloquem o veículo na calçada, eles serão notificados.
De acordo com Carlos César de Toledo, diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), a mobilização tem objetivo de ensinar os motoristas sobre os direitos de livre acesso pertencentes aos pedestres.
“É bom lembrar que a lei [de acessibilidade] precisa ser cumprida e as calçadas desobstruídas para as pessoas terem acessibilidade, mobilidade. Temos que garantir o direito de ir e vir”.
Segundo Carlos, também será criada uma Lei Municipal para regulamentar o uso correto das calçadas de Anápolis.
“Diversos municípios do Brasil fizeram isso. É necessário ter um metro e vinte para essas calçadas, de acordo com a Lei Federal, mas é o município que pode determinar que o passeio tenha o mínimo exigido para os pedestres e com separação para destinar ao estacionamento de veículos”, explicou.