Hospital Evangélico passará a oferecer quimioterapia pelo SUS em Anápolis
Outro hospital da cidade também já trabalha para implantar o atendimento especializado
Descobrir um câncer abala fortemente qualquer pessoa. E a situação se complica ainda mais quando a cidade não oferece estrutura para o tratamento adequado. Como é o caso de muitos anapolinos, que precisavam ir até Goiânia em busca de se curar da doença.
Esse deslocamento, no entanto, não será mais necessário. É que na próxima quarta-feira (28), o Hospital Evangélico Goiano (HEG) vai inaugurar sua primeira unidade de quimioterapia.
De acordo com a assessoria de comunicação do HEG, a unidade já oferece aos pacientes oncológicos os tratamentos medicamentos e também dispõe de corpo clínico, cirurgias, serviço de internação e UTI.
A diferença, ainda segundo a assessoria, é o hospital agora é considerado uma UNACON – unidades que possuem uma estrutura completa para prestar assistência, diagnóstico e tratamento de cânceres, e deve atender as ordens do Ministério da Saúde.
Inicialmente, a quimioterapia será oferecida pelo SUS apenas para adultos, pois só poderá ser realizada em crianças depois de uma liberação por parte do Ministério da Saúde.
O tratamento só será disponibilizado para todas as idades àqueles que o realizarem por meio particular ou através de convênios. A previsão é que cerca de 500 pessoas sejam atendidas por mês.
Além da quimioterapia, o HEG também informou que existe o planejamento para que também seja oferecido na cidade o serviço de radioterapia.
Santa Casa
A assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia confirmou ao Portal 6, na tarde desta quinta-feira (22), que também está nos projetos do hospital implantar o tratamento de quimioterapia.
Porém, como estão sendo realizados estudos para que o projeto seja desenvolvido de forma eficiência, ainda não há uma previsão de quando será inaugurado.