Expedição da UEG encontra fósseis de dinossauros em Goiás
Descobertas representam os primeiros achados de fósseis de dinossauro em solo local

Um grupo de docentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participou de uma expedição científica que encontrou fósseis de dinossauros nos municípios de Quirinópolis e Rio Verde. A pesquisa foi realizada em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UEG) e da University of Edinburgh, da Escócia e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Os professores Reile Ferreira Rossi, Raoni Ribeiro Guedes, Isa de Morais Resende e Wellington Hannibal fizeram parte das pesquisas que descobriram, entre outros, fragmentos de costela, dente e ossos de pata pertencentes à espécie titanossauro, que viveu no período Cretáceo superior, há aproximadamente 80 milhões de anos.
Os discentes Lucas Silveira Porto e Edmar Moreira também fizeram parte da expedição, que contou com o paleontólogo Stephen Brusatte, responsável por diversos trabalhos na área de paleontologia e evolução dos dinossauros.

(Foto: Divulgação)
“Estas descobertas nos permitem investigar, por meio da pesquisa, espécies cujos fósseis são raramente preservados em locais com a geologia como a de Goiás”, afirmou o professor Raoni Guedes.
Leia também
- Governo de Goiás convoca moradores para participar do sorteio de R$ 200 mil
- Dono de açougue é preso em Goiás por vender carne furtada e em condições degradantes
- Câmera flagra criança sendo atropelada por carro em Caldas Novas; motorista fugiu do local
- Golpista se passa por pai de bebê morto em acidente para extorquir família em Goiás
Para o professor, o ineditismo da pesquisa reside no fato de que a rocha onde foram encontrados os fragmentos têm as mesmas características das rochas encontradas em Minas Gerais, onde foram realizadas outras descobertas arqueológicas, formação diferente da encontrada normalmente no estado de Goiás.
Os fragmentos de fósseis de dinossauro encontrados estão em fase de análise no laboratório do curso de Geologia da UFG, onde estão sendo realizados estudos de datação radiométrica, que possibilita que os pesquisadores determinem a idade dos fósseis e o período exato em que viveram.
As descobertas representam os primeiros achados de fósseis de dinossauro no estado de Goiás.