Previsão de mais calor faz Defesa Civil emitir alerta para Anápolis
População deve tomar uma série de cuidados para evitar problemas de saúde


Há mais de 30 dias os anapolinos estão buscando alternativas para amenizar e suportar as altas temperaturas e baixa umidade do ar.
E todos os cuidados deverão continuar redobrados para próxima semana. Conforme estimativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Climatempo, o calorão vai continuar e poderá atingir a máxima de 36ºC.
Por meio do serviço de alerta via SMS, a Defesa Civil emitiu um alerta na manhã deste sábado (14) para a queda da umidade que pode provocar problemas de saúde e aumentar os riscos de incêndios florestais.
A orientação do órgão é manter uma boa hidratação, evitar exposição ao sol e, em casos de emergência, solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Cuidados
Diminuir os efeitos perversos do calor e da baixa umidade requer cuidados diários, que começam por uma boa hidratação e alimentação saudável.
“Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia”, aconselha a pneumologista Valéria Martin.
Segundo a médica, evitar ter contato com a poluição também é fundamental, uma vez que a baixa umidade deixa as vias aéreas da narina ainda mais sensíveis.
“Fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar”, lembra.
Um bom auxiliar deste período é o umidificador ou a toalha molhada, que ajudam a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.