Saiba como será vacinação contra gripe em Anápolis mesmo com isolamento social
“É importante frisar que não adianta a população procurar os postos em busca de vacina", avisa responsável pela Vigilância Sanitária


Devido à pandemia do novo coronavírus, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipada e começará em todo o território nacional nesta segunda-feira (23).
Em Anápolis, para que sejam evitadas as aglomerações de pessoas nos postos de saúde, as doses não serão disponibilizadas nas unidades como normalmente acontece.
Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) criou um cronograma, com prioridade para os grupos de risco, para que a população seja imunizada gradualmente.
“O Ministério da Saúde enviou apenas nove mil doses nesse primeiro momento. Por isso, criamos um cronograma, de acordo com os principais grupos de risco. Mas é importante lembrar que é apenas a primeira remessa e já está previsto o abastecimento”, explicou o coordenador de Vigilância, Júlio César Spíndola.
Inicialmente, receberão a vacina os profissionais da saúde que estão atuando contra o coronavírus e idosos, incluindo os que vivem em abrigos.
A expectativa é que as equipes volantes de imunização da Semusa recebam o quanto antes dos agentes comunitários de saúde uma relação do número de idosos e endereços para que eles recebam as doses em casa.
Posteriormente, quando mais vacinas chegarem, o restante do cronograma será divulgado para atender outros grupos.
“É importante frisar que não adianta a população procurar os postos em busca de vacina, pois as salas estão fechadas para não expor a comunidade”, salientou Júlio.