Polícia Civil encontra idosa de 82 anos vivendo em situação desumana em Anápolis

Responsável só não foi presa em flagrante porque não estava na residência no momento em que delegado chegou ao local

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Policiais da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI) iniciaram no início da tarde desta quinta-feira (18) o resgate de uma idosa de 82 anos que está vivendo em condições desumanas no Conjunto Filostro Machado, região Leste de Anápolis.

De acordo com o delegado Manoel Vanderic, titular da unidade, a vítima mora com a neta, de 34 anos, e a bisneta, de seis, e foi encontrada passando fome, em local insalubre.

“Ela não havia feito nenhuma refeição hoje e não tem lembrança da hora que comeu ontem. Ela disse que é agredida psicologicamente com ameaças e injúrias diariamente e não faz nenhum tratamento médico”, explicou ao Portal 6.

A idosa contou que não consegue sequer levantar do sofá, enquanto a neta se apossa de todo o dinheiro da aposentadoria e nunca faz compras para a casa.

Na geladeira, os policiais encontraram apenas um pacote de goiabada e um pote pequeno de margarina. No fogão, panelas sujas e vazias.

“A idosa não consegue andar e estava com dor no estômago de fome quando a gente chegou. A filha dela, mãe dessa neta, é alcoólatra e mora em outra casa. Não pegamos a neta para prender em flagrante, mas instauramos um inquérito e ela vai ser punida”, garante Vanderic.

Agora, para retirar a vítima da residência, os policiais estão buscando uma vaga para ela em algum abrigo. Essa tarefa, porém, não está nada fácil, uma vez que todos estão fechados devido à pandemia do novo coronavírus.

Denúncias

Segundo Vanderic, é imprescindível que qualquer pessoa que saiba ou presencie uma situação de maus-tratos faça uma denúncia de imediato pelo telefone 197.

“Nesse caso nós recebemos uma denúncia anônima. Isso é importante porque o idoso não consegue sair de casa, não tem telefone e não tem nem comida. Então peço que denunciem”, orientou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade