Goianápolis em chamas: entenda porque as imagens divulgadas são fake news
Notícia falsa foi além da desinformação e atrapalhou também a rotina do Corpo de Bombeiros

Nas últimas horas, as redes sociais foram bombardeadas com imagens que mostram a entrada de Goianápolis sendo tomada por chamas.
O acontecido foi amplamente repercutido, não só por usuários, mas também por veículos de comunicação, que informaram ter acontecido no início da tarde desta terça-feira (15).
Porém, em contato com o Corpo de Bombeiros, a reportagem do Portal 6 apurou que as imagens divulgadas são da semana passada e que não tem nenhum incêndio em andamento no local.
A fake news ganhou tanta repercussão e demanda que a corporação chegou até a enviar novas viaturas para o local, acreditando ter iniciado um novo foco de incêndio na região.
Os perigos de uma ação assim vão além da desinformação. Isso porque o período de seca atual torna as ocorrências do tipo muito mais recorrentes.
Leia também
- Homem mata a namorada a tesouradas, coloca o corpo em mala e enterra no quintal de casa, em Goiás
- Advogada e três cachorros morrem em grave acidente com caminhão na BR-040
- Tragédia em Goiás: CAC assassina a ex-companheira com 5 disparos em via pública
- Pais e bebê de 1 ano morrem em grave acidente na GO-164
Sendo assim, a ação do Corpo de Bombeiros sempre é muito requisitada, não podendo ser desperdiçada em casos falsos.
Por exemplo, durante o período que, alegadamente, estaria acontecendo este “incêndio”, um real se espalhava pelo Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, justamente na zona rural de Goianápolis.
O caso já está sendo monitorado pela corporação desde a madrugada de domingo (13), em um processo de revezamento de viaturas e agentes que tentam conter as chamas que tomaram grandes proporções na região.