6 alimentos que podem te ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse
Alimentar-se bem é um dos fatores que podem contribuir para amenizar os impactos da ansiedade e o estresse


Sabe-se que a ansiedade é uma condição psicológica em que a pessoa encontra-se em um estado apreensivo, que ocasiona preocupações excessivas, aflições e diversos sintomas físicos, como dores no peito, na cabeça, falta de ar e falta de concentração.
Uma ótima alternativa para auxiliar esse quadro é o consumo de alimentos que afloram a produção de serotonina e hoje você conhecerá alguns deles.
6 alimentos que podem te ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse:
1. Chocolate amargo
Ele é rico em uma substância chamada triptofano. Trata-se de um aminoácido que ajuda na produção de serotonina (hormônio da felicidade), que é um hormônio essencial para evitar a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia.
E além de tudo, é uma delícia!

Chocolate amargo e a fruta cacau. (Foto: Reprodução)
2. Banana
A banana é uma fruta rica em potássio e eficaz em diversas áreas do corpo. Além do mais, ela também possui altas quantidade de triptofano, melhorando a sensação bem-estar, através da produção de serotonina.

Cacho de banana. (Foto: Reprodução)
3. Frutas cítricas
A vitamina C, encontrada em riqueza nas frutas cítricas, é um poderoso antioxidante que tem a funcionalidade de diminuir a secreção de cortisol, que é o hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade.
Laranja, limão, kiwi, abacaxi e tamarindo são excelentes exemplos de alimentos desse grupo que agem diretamente no bem-estar emocional da pessoa que sofre de ansiedade e estresse.

Frutas cítricas -laranja e kiwi. (Foto: Reprodução)
4. Alimentos ricos em fibra
O consumo desses produtos melhora a saúde intestinal da pessoa, além de estabilizar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensação de saciedade, sendo capaz de amenizar ainda a fome incessante dos ansiosos.
Alguns dos alimentos ricos em fibras são as frutas, vegetais, alimentos integrais e leguminosas.

Alimentos ricos em fibras – frutas, legumes e cereais. (Foto: Reprodução)
5. Camomila
O chá desta planta é bastante famoso pelos efeitos calmantes que oferecem aos ansiosos.A justificativa é simples: os flavonoides.
Eles possuem propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade. Mas vale ressaltar que o uso de camomila não impedirá novos episódios.

Chá de camomila. (Foto: Reprodução)
6. Iogurte
Este alimento possui funções probióticas. Isso quer dizer que ele apresenta bactérias benéficas ao corpo na sua composição. O consumo ocasiona efeitos benéficos para a saúde do cérebro, reduzindo a inflamação crônica.
Logo, ele é um dos produtos que melhoram o quadro de ansiedade e também aumenta a sensação de bem-estar e felicidade.

Iogurte é um alimento probiótico, excelente para amenizar a ansiedade. (Foto: Reprodução)
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.