Mais um paciente morre esperando cirurgia cardíaca em Anápolis
Liminar concedida por juiz já havia determinado que o procedimento deveria ser feito de imediato, mas o tempo passou e a vítima não resistiu
Joaquim Caetano é mais um paciente que morreu na fila de espera por uma cirurgia cardíaca em Anápolis.
Ele aguardava pelo procedimento, assegurado, inclusive, por mandado de segurança da Justiça, mas foi vencido pela doença e pelo tempo no último sábado (08).
O Portal 6 apurou que o óbito teria ocorrido enquanto ele estava internado no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA).
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da unidade às 09h52 desta terça (11) para solicitar mais informações sobre o paciente, inclusive sobre a morte, mas não houve retorno até o momento desta publicação.
A vítima aguardava há meses pela substituição da válvula mitral, tendo solicitado o procedimento à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no dia 1º de outubro de 2021. Mas, a falta de material teria impedido a execução do procedimento.
A situação levou a vítima a buscar solução judicial. O juiz Carlos Eduardo Rodrigues de Sousa, da Vara da Fazenda Pública Municipal, deferiu mandado de segurança com pedido liminar no último dia 14 de dezembro.
O documento dava ao município, e ao secretário de Saúde, o prazo de 15 dias para a realização da cirurgia sob pena de “sequestro de numerário em contas públicas”. O procedimento, entretanto, não aconteceu.
A não realização de cirurgias cardíacas pela falta de fornecimento de insumos médicos já havia sido repercutida pelo Portal 6. Relembre.
No total, ao menos oito pacientes com quadro gravíssimo já morreram na fila de espera.