Anápolis teve em janeiro o maior número de mortes por Covid-19 desde agosto
Número de contaminados ao longo do primeiro mês do ano também foi altíssimo e se aproximou dos 5 mil
Anápolis voltou a presenciar um fenômeno que, há tempos, não era registrado nos bancos estatísticos do município.
Isso porque, no último mês de janeiro, foram contabilizadas 38 mortes em decorrência da Covid-19, segundo os dados do Painel da Covid – plataforma online gerida pela Prefeitura.
Um número desse porte não era visto no município desde agosto do ano passado, quando 106 moradores perderam a vida para a doença.
Para fins de comparação, os meses de outubro, novembro e dezembro tiveram, juntos, o mesmo quantitativo de óbitos que janeiro de 2022.
Na reta final de 2021, o avanço no calendário de vacinação veio acompanhado de um cenário promissor, com o esvaziamento dos leitos de internação e diminuição expressiva dos casos.
Nas últimas semanas do ano, entretanto, as aglomerações durante os feriados, bem em meio à circulação da nova variante Ômicron, permitiram uma retomada do vírus.
Sob uma nova forma, ainda mais transmissível, não só o número de mortes apresentou um aumento, mas também a quantidade de pessoas contaminadas.
Prova disso é que 4.885 moradores de Anápolis testaram positivo para a doença em algum momento do primeiro mês do ano, de acordo com levantamento do Portal 6 realizado com base nos dados do Painel da Covid.
Apenas no dia 06, por exemplo, foram mais de 500 testagens apontando o diagnóstico, valor que não era visto desde os cenários mais críticos da pandemia, há cerca de um ano.