Donos de lotes com mato alto em Anápolis que não realizarem a limpeza terão de arcar com as consequências, avisa Prefeitura
Força-tarefa da Secretaria de Meio Ambiente vai passar por 60 bairros nos próximos dias fazendo a fiscalização
A partir do dia 15 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano irá intensificar limpeza em Anápolis.
Segundo a pasta, o foco será o serviço de capina e roçagem em lotes baldios e áreas públicas de mais de 60 bairros, ainda a serem divulgados.
Ao todo, serão 13 equipes espalhadas pela cidade realizando os trabalhos, oito ficam por conta dos canteiros centrais, avenidas, prédios públicos, Cmeis e escolas e mais cinco cuidam das praças e parques.
De acordo com diretor de limpeza urbana de Anápolis, Yan de Castro, é função da pasta cuidar de áreas públicas e que a limpeza de lotes abertos é de responsabilidade do proprietário.
“Fazemos a manutenção dos particulares pela inércia do proprietário, sujeito a cobrança por metro quadrado. Não é bem uma multa, é uma cobrança de capina e roçagem que vai lançada na inscrição imobiliária”, explicou Yan.
Em comunicado à imprensa, a Prefeitura de Anápolis informou que o valor da taxa é de R$ 0,51 o metro quadrado.
Uma das finalidades da ação é evitar a propagação de vetores de contaminação como cobras, escorpiões, lagartos, caramujos e o próprio mosquito da dengue, por conta do acúmulo de lixo e de entulhos.
Caso você identifique algum lote com mato alto em seu bairro, basta solicitar o serviço de roçagem pelo aplicativo Mais Anápolis ou ligar para o número 156.