Por regra da SES, Anápolis e Aparecida não poderiam desobrigar uso de máscaras; saiba por que

Liberação feita pela pasta para municípios que se enquadra entra em vigor na próxima segunda-feira (14)

Augusto Sobrinho Augusto Sobrinho -
Por regra da SES, Anápolis e Aparecida não poderiam desobrigar uso de máscaras; saiba por que
Uso de máscaras de proteção deixou de ser obrigatório em Goiânia desde abril. (Foto: Governo de Goiás).

Anápolis, Aparecida de Goiânia e outros 150 municípios goianos não deveriam liberar o uso de máscara em espaços abertos por terem menos de 75% da população acima de 05 anos completamente vacinada contra a Covid-19.

Pelo menos é o que prevê a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) dentro das regras que a pasta definiu para que as prefeituras flexibilizem a utilização do item de prevenção, a partir desta segunda-feira (14).

“O parâmetro a ser considerado será a porcentagem de vacinação de cada município. Pode ser que algum município libere e outro ainda não. A taxa de vacinação será em torno de 75%””, afirma o secretário de saúde, Ismael Alexandrino.

Conforme o Mapa de Imunizados por População, Anápolis tem 69,03% e Aparecida tem 64,83% de pessoas completamente vacinada (com com duas doses ou dose única).

Outras 94 cidades, incluindo a capital, estão enquadradas nas regras estabelecidas pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e poderão liberar o uso de máscara em espaços abertos.

Vale lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que não somente os estados podem baixar regras na gestão da pandemia, mas também os municípios dentro de seus limites.

Tanto é que Anápolis, mesmo não tendo a cobertura mínima orientada pela SES-GO, já havia abolido a obrigatoriedade do acessório.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.