Praticamente metade dos candidatos a deputado estadual em Goiás não cursou faculdade

Dados foram levantado pelo Tribunal Superior Eleitoral e aponta ainda que oito não possuem nenhuma formação escolar

Emilly Viana Emilly Viana -
Praticamente metade dos candidatos a deputado estadual em Goiás não cursou faculdade
Entrada da Assembleia Legislativa de Goiás, a Alego. (Foto: Divulgação)

Dos 797 candidatos a deputado estadual em Goiás, 49,1% não se formou na faculdade. No total, o grupo corresponde a 342 candidaturas. É o que aponta o perfil de escolaridade dos postulantes, realizado pelo Portal 6 a partir de dados obtidos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre os que não concluíram o nível superior, 207 têm ensino médio completo (25,9%) e 78 ingressaram no ensino superior, mas não terminaram o curso (9,7%). De acordo com o TSE, 44 deles detêm ensino fundamental completo (5,5%).

O levantamento mostra, ainda, que 27 não finalizaram o ensino médio e outros 28 não conseguiram terminar o fundamental. Oito não têm formação escolar, mas leem e escrevem – o mínimo exigido por lei.

O número dos concorrentes a uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), porém, supera o grau de instrução do estado. Neste ano, 11% dos 4,87 milhões de eleitores goianos aptos a votar concluíram a graduação. Em relação ao pleito de 2018, são 37.474 pessoas a mais com a formação.

Já em relação ao cargo de deputado federal, os candidatos ao Legislativo Estadual saem perdendo: 67,7% dos que tentam a Câmara Federal têm diploma acadêmico. O nível federal conta com 387 candidaturas, sendo que 125 delas são de pessoas que não concluíram ou ingressaram no nível superior.

O que faz um deputado estadual

Em Goiás, 41 deputados estaduais serão eleitos para um mandato de quatro anos. São eles que irão criar e altera as leis do estado, fiscalizar a atuação do governador e representar a população na esfera estadual.

O parlamentar deve apresentar projetos de lei e avaliar aqueles encaminhados pelo Executivo, Judiciário ou pelos próprios cidadãos. Ele também pode propor a destinação de recursos do orçamento estadual para os municípios.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.