Advogada goiana faz sucesso na internet ensinando grávidas a não sofrerem violência obstétrica

Por meio de vídeos, profissional oferece dicas nas redes sociais e até consultas auxiliando vítimas e gestantes

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Valéria Eunice Mori Machado
Advogada Valéria Eunice Mori Machado. (Foto: Arquivo Pessoal)

De procedimentos errôneos até ilegais, denúncias de violência obstétrica têm ganhado visibilidade nas redes sociais. Uma breve ‘visita’ na página do Instagram da advogada goiana Valéria Eunice Mori Machado, especialista na área em violência obstétrica, é capaz de comprovar isso. 

A profissional, que atua no ramo há mais de 12 anos, passou, desde 2020, a contar com a ajuda das plataformas virtuais para sanar dúvidas de mulheres que tiveram a integridade física ou psicológica abalada por profissionais de saúde em qualquer fase da gravidez ou que queiram saber sobre os direitos durante a gestação.

Desde então, vídeos e publicações de Valéria têm viralizado nas redes sociais e foram capazes de tornar a profissional uma referência na área que, até pouco tempo, era desconhecida por muitos. 

Ao Portal 6, ela afirma que o jeito sincero e didático utilizado por ela para explicar a legislação é um dos motivos para a repercussão da página. 

Segundo ela, as discussões sobre o tema surgiram recentemente e, por isso, muitos ainda seguem com dúvidas sobre o que se classifica ou não como violência obstétrica.

“Boa parte das pessoas chega nas minhas redes perguntando sobre laqueadura, violência e outros assuntos porque muitas delas não sabem como agir. Muitos advogados ainda estão no processo de conhecer a área, então é complicado”, afirmou. 

Para ela, a repercussão na plataforma é fruto de um reconhecimento de anos de trabalho e dedicação no ramo da advocacia de gestantes. 

De acordo com a profissional, a expectativa é que, por meio das publicações, ainda mais pessoas tomem conhecimento dos direitos e não sejam futuras vítimas de violência obstétrica. 

“A advocacia dá a oportunidade de agir quando ninguém mais quer agir. É o advogado que tem o poder de transformar o que está sendo julgado. Então eu espero poder ajudar com isso de alguma forma”, revelou.

Veja um dos vídeos:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Valéria Machado – Advogada de gestantes (@advogadadegestantes)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.