Polícia Civil adota protocolo para facilitar o envio de denúncias de casos de violência contra mulher em Goiás
Ao todo, estado conta com apenas 27 unidades de Deams para atender todos os 246 municípios


No intuito de agilizar o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica em Goiás, a Polícia Civil (PC) tem adotado um protocolo para facilitar o envio de denúncias contra crimes desse tipo no estado.
De acordo com a corporação, o território conta com 27 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams) e uma Delegacia Estadual para atender os 246 municípios do território.
Devido à baixa quantidade de unidades especializadas disponíveis e ausência de redes em algumas cidades do estado, as vítimas deste tipo de ocorrência podem solicitar um atendimento em uma delegacia policial local mais próxima da residência, sem a necessidade de se deslocar até cidades mais distantes.
Além desta opção, as mulheres que sofreram alguma violência doméstica também podem realizar o registro de ocorrência na Delegacia Virtual, onde é disponibilizado ferramentas para lavratura de BO em casos de crimes de injúria, dano e ameaça.
Segundo a PC, a recomendação é que o atendimento à mulher vítima do crime seja prioritário e que, preferencialmente, seja realizado por uma policial do sexo feminino em um ambiente separado.
Vale lembrar que, recentemente, no dia 04 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que estabelece que as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher atuem em regime de 24h, sete dias por semana, incluindo feriados.