Conheça histórias de empresas de sucesso fundadas por trabalhadores de Anápolis
Maxwell conquistou uma indústria de cosméticos e Leonardo construiu uma rede de farmácias
A emergente cidade de Anápolis possui diversas histórias de sucesso profissional, tanto de pessoas vindas de outras regiões quanto de nascidos no município.
E ainda no clima do Dia do Trabalhador, o Portal 6 preparou duas histórias de anapolinos que nasceram, empreenderam e cresceram no município.
O primeiro caso é o de Leonardo Afonso Teodoro. Vindo de uma família humilde com 11 irmãos, começou a trabalhar aos 11 anos vendendo verdura na feira, no bairro Alexandrina.
Aos 15 anos, em 1995, foi contratado como office boy pela rede de drogarias Santa Marta, no centro da cidade. Após aprender sobre o negócio, se uniu a um primo e decidiu abrir sua própria loja.
A sociedade acabou dando errado, mas após a separação ele conseguiu expandir o empreendimento, apostando todas as fichas que tinha e o rebatizando de Leomed.
“O momento mais difícil financeiro e psicológico foi quando separei a sociedade e precisei reiniciar tudo novamente”, desabafou.
Se formou em farmácia e conseguiu crescer mais, até chegar ao que hoje são quatro drogarias da própria rede e o mesmo número de estabelecimentos da franquias Ultra Popular. Atualmente, Leonardo gera 130 empregos diretos.
Outro caso de grande projeção é o de Maxwell Alves Elias. Ele, que era ex-representante comercial de medicamentos, se tornou proprietário da Bio Instinto, indústria de cosméticos fundada em Anápolis.
“Começamos vendendo cosméticos de porta em porta, eu com os meus pais, até que montamos uma pequena indústria onde hoje fica nossa fábrica”, explicou.
A empresa se tornou referência no setor, alcançando diversas regiões do país. Entretanto, o sucesso veio após enfrentarem diversos obstáculos.
“Passei grandes dificuldades quando tive que fazer empréstimos para investir na empresa, porque comecei com pouco capital. Apenas em 2018 conquistamos a estabilidade”, revelou.
Atualmente, a indústria gera 400 empregos diretos e já atendeu países como Panamá e Costa Rica. Por fim, este ano firmaram uma linha de vendas para o Oriente Médio, chegando a nações como o Iraque e Dubai.