População de qualquer faixa etária já pode se vacinar contra meningite em Goiás
Secretaria da Saúde ampliou público-alvo da campanha, que antes era destinada para menores de 15 anos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) convocou a população acima de 15 anos em Goiás para tomar o imunizante contra a meningite, doença séria que pode gerar graves sequelas e até levar à morte.
Dessa forma, as doses ficarão disponíveis para toda a população não imunizada, independentemente da faixa etária – antes, era restrito aos menores de 15 anos e profissionais da saúde.
Com isso, a SES planeja aproximar os índices de imunização contra a doença em Goiás. Isso porque a meta do Ministério da Saúde (MS) é de vacinar 95% da população e o estado registra números de apenas 78,49%.
Desde o começo do ano, o estado registrou 107 casos notificados, com 45 confirmações e oito óbitos causados por meningite.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diferentes tipos de vacina contra a doença, aplicados de acordo com a necessidade de cada pessoa, em avaliação feita por um profissional da saúde.
Dentre as disponíveis, estão a meningocócica conjugada sorogrupo C; a pneumocócica 10-valente (conjugada); a vacina pentavalente; a BCG; e a vacina meningocócica ACWY (conjugada).
Sintomas
A meningite é um processo inflamatório nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e parasitas.
As variações da doença causadas por bactérias e vírus são as mais preocupantes, por terem potencial de produzir surtos e casos graves.